Anna Katherine Green uma pioneira do romance policial

Vamos falar de romance policial e de mais uma autora que dedicou sua vida a escrever belas histórias de mistério. Antes de falarmos da nossa autora, quero ressaltar uma questão interessante dentro da literatura que é a quantidade de mulheres que ao longo da história escreveram livros policiais e fizeram sucesso. Elas parecem ter um dom especial para criar obras de suspense.

Feita essa colocação, vamos conhecer um pouco mais a história de uma dessas mulheres incríveis, Anna Katharine Green.

Infância

A escritora Anna Katharine Green nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 11 de novembro de 1846, era a mais nova dos quatro filhos do casal James Wilson Green e Catharine Ann Whitney. Sua mãe morreu precocemente, quando a pequena Anna estava com apenas três anos.

James, seu pai, era advogado em Nova York e atuou por um bom tempo em casos criminais, isso serviu de aprendizado para a jovem menina que manteve contato, ainda muito nova, com o trabalho da polícia, as leis criminais e os métodos de investigação.

Anna estudou e se formou na Ripley Female Seminary, uma faculdade de artes localizada em Poultney, Vermont. Inicialmente ela mostrou inclinação para a poesia, época em que manteve contato com o escritor e poeta Ralph Waldo Emerson. Ela não obteve sucesso com os poemas e passou a escrever histórias de ficção policial.

Romance Policial

Em 1878 ela publicaria sua primeira obra, “The Leavenworth Case”, que seria muito bem recebido por crítica e público, alcançando uma venda significativa para a época.

A trama começa com a morte do rico comerciante Horatio Leavenworth, que é descoberto morto na biblioteca de sua casa, com um tiro na cabeça. Os principais suspeitos passam a ser as sobrinhas de Leavenworth, seu secretário, o mordomo, a cozinheira, uma outra empregada, uma jovem vizinha e um visitante misterioso.

 O caso é investigado pelo detetive Ebenezer Gryce, o principal personagem criado por Anna, que apareceria em outros romances policiais da autora. Gryce trabalhava com uma assistente, a jovem Amelia Butterworth.

O sucesso desse primeiro livro alavancou a carreira de Anna, que publicaria, ao longo da vida, mais de 40 livros.

– The Leavenworth Case – 1878

– A Strange Disappearance – 1880

– The Sword of Damocles: A Story of New York Life – 1881

– Hand and Ring – 1883

– X Y Z: A Detective Story – 1883

– The Mill Mystery – 1886

– 7 to 12: A Detective Story – 1887

– Behind Closed Doors – 1888

– Forsaken Inn – 1890

– A Matter of Millions – 1891

– Cynthia Wakeham’s Money – 1892

– Miss Hurd: An Enigma – 1894

– Doctor Izard – 1895

– The Doctor, His Wife, and the Clock – 1895

– That Affair Next Door – 1897

– Lost Man’s Lane: a Second Episode in the Life of Amelia Butterworth – 1898

– Agatha Webb –  1899

– The Circular Study – 1900

– One of my Sons – 1901

– The Filigree Ball: Being a Full and True Account of the Solution of the Mystery Concerning the Jeffrey-Moore Affair – 1903

– The Millionaire Baby – 1905

– The Chief Legatee – 1906

– The Woman in the Alcove – 1906

– The Mayor’s Wife – 1907

– The House of the Whispering Pines – 1910

– Three Thousand Dollars – 1910

– Initials Only – 1911

– Dark Hollow – 1914

– The Mystery of the Hasty Arrow – 1917

– The Step on the Stair – 1923

Romances e poesias

– The Defence of the Bride, and other Poems – 1882

– Risifi’s Daughter, a Drama – 1887

– Marked “Personal”, A Drama Within a Drama – 1893

– To the Minute; Scarlet and Black: Two Tales of Life’s Perplexities – 1916

Contos e novelas

– The Old Stone House

– A Memorable Night

– The Black Cross

– A Mysterious Case

– Shall He Wed Her

– A Difficult Problem

– The Grey Madam

– The Bronze Hand

– Midnight in Beauchamp Row

– The Staircase at the Hearts delight

– Room Number 3

– The Ruby And The Caldron

– The Little Steel Coils

– The Amethyst Box

– The House in the Mist

– The Thief

Vida Pessoal

Anna Katharine Green casou-se com o ator e designer Charles Rohlfs em 1884. Eles tiveram três filhos, Roland, Sterling e Rosamund. Charles adaptou o romance “The Leavenworth Case” para o teatro e viajou pelos EUA encenando a peça.

Depois de um tempo a carreira de ator de Charles entrou em decadência, ele passou para o ramo de fabricação de móveis e Anna colaborou com o marido em vários projetos.

Uma pioneira

Anna Katherina Green esteve na vanguarda da publicação de romances policiais. Foi uma das primeiras mulheres a publicar esse gênero nos Estados Unidos e no mundo, antes dela apenas Metta Victoria Fuller havia publicado um romance policial em 1866 em terras americanas.

Quase uma década antes de Sir Arthur Conan Doyle publicar o primeiro livro de Sherlock Holmes, Anna já fazia sucesso com os livros de mistério e suspense.

Seus livros eram interessantes e bem construídos e seu pioneirismo marcou época e abriu caminho para muitas outras mulheres que viriam depois encantar o mundo com seus detetives e policiais que marcaram a história da literatura.

Por isso devemos reverenciar a trajetória dessa bela escritora e apreciar sua obra sem moderação. Viva a literatura. Viva o romance policial!

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!