Dica de leitura o romance policial “Em Fogo Lento” de Paula Hawkins

Hora de mais uma dica de leitura, de mais um livro interessante, que vale a indicação. Agora, vou falar de um livro de suspense, uma história intrigante, com personagens complexos. Um livro de mistério de uma autora que vem se destacando como uma bela escritora de romances policiais da nova geração. Vamos falar de “Em Fogo Lento”, de Paula Hawkins.

O livro

“Em Fogo Lento” é o terceiro livro de mistério escrito por Paula, que estreou no gênero com um grande best seller “A Garota no Trem”, publicado em 2015.

A história começa com a morte de um jovem, Daniel Sutherland. Ele era um desenhista de histórias em quadrinhos e vivia em um barco alugado em um canal, em Londres.

Um dia Miriam, uma senhora que também vive em um barco que fica atracado ao lado da embarcação de Daniel, no mesmo canal, encontra o rapaz morto em seu barco. Ele foi esfaqueado e sangrou até morrer.

A partir da descoberta do corpo a história se desenrola, com o surgimento de personagens cujas histórias se entrelaçam, numa corrente de problemas e dissabores que marcam a vida de todos os envolvidos.

Daniel havia perdido sua mãe, Angela, semanas antes de morrer. Ela era problemática, alcoólatra, por conta de uma bebedeira, esteve diretamente envolvida na morte de seu sobrinho Ben, ainda bem criança. Bem era filho de sua irmã Carla e do escritor Theo. Os dois nunca se recuperaram do trauma da morte do filho. Carla ficou anos sem ver a irmã e o sobrinho, até que conseguiu se reaproximar dos dois. Theo nunca perdoou a cunhada, considerando-a culpada pela morte do filho.

Daniel, já adulto, passou a procurar Theo em busca de ajuda financeira, o que causou mais atrito entre os dois. Ele também se aproveitou da reaproximação com a tia para flertar com ela.

Já Miriam, a que encontrou o corpo de Daniel e era sua vizinha de barco, possuía um trauma de infância, quando, junto com uma colega de escola, matou aula para se divertir. Elas pegaram carona com um estranho e acabaram sequestradas. Miriam conseguiu escapar, mas sua amiga Lorraine foi violentada e morta.

Diante desse trauma, anos depois Miriam escreveu uma autobiografia. Ela deu o manuscrito para Theo, que um tempo depois publicaria um romance policial intitulado “Aquela que escapou”, que se tornou um grande sucesso. Miriam acusou Theo de ter plagiado a sua autobiografia e mantinha uma certa ‘vigilância’ sobre ele.

Em outra ponta da história encontramos Laura, uma jovem desajustada, que passou por um forte trauma físico e psicológico na infância, que mudaria todo o rumo de sua vida. Quando criança ela foi atropelada pelo amante de sua mãe, que tentava deixar a casa antes que o pai de Laura chegasse.

Além do trauma psicológico, Laura teve traumatismo craniano, que afetou parte de sua memória e do raciocínio, teve uma fratura na pelve que a deixaria com um problema em uma das pernas. Para finalizar seu drama, os pais se separaram. A mãe foi viver com o homem que a havia atropelado e pouco ligava para ela. O pai se importava, mas casou novamente e a madrasta fazia de tudo para mantê-la longe.

Laura tem um envolvimento com Daniel e passa a noite no barco do rapaz, no dia de seu assassinato, se tornando uma forte suspeita.

Além deles, temos Irene, uma viúva, vizinha de Angela, que conhece Carla, Theo e Daniel, e se torna amiga de Laura. Uma senhora que tudo observa.

Um detalhe da história, Angel, que morreu semanas antes do assassinato de seu filho, foi encontrada morta, dentro de casa, aparentemente após ter caído da escada. Mas teria ela despencado do alto da escada ou teria sido jogada?

Nas idas e vindas desses personagens a história caminha, com cada um dos personagens carregando seus dramas e traumas, todos com um motivo e uma possibilidade para ter matado Daniel.

Uma história complexa, carregada de dramas cotidianos que envolvem as pessoas e têm potencial para mudar radicalmente suas vidas.

Já o final do livro. Nesse caso o melhor mesmo é vocês lerem mais essa bela obra de Paula Hawkins para descobrir quem é o culpado.

A autora

Paula Hawmkins livro Em Fogo Lento dica

Paula Hawkins nasceu na cidade de Harare, capital do Zimbabwe, uma antiga colônia britânica, em 26 de agosto de 1972. Paula se formou em jornalismo, atuando por anos na profissão.

Na primeira década do século XXI, ela iniciou sua carreira como escritora, escrevendo romances, utilizando o pseudônimo de Amy Silver, sem obter sucesso comercial. Diante disso, Paula decide mudar o perfil de seu trabalho, escrevendo um primeiro livro de suspense, “A Garota do Trem”. Esse livro, lançado em 2015, se transformou em grande sucesso de público e crítica, já tendo vendido mais de 20 milhões de exemplares até hoje, transformando Paula Hawkins em uma das autoras mais badaladas da atualidade. Esse livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2016.

Depois desse primeiro grande sucesso, ela publicou “Em Águas Sombrias”, em 2017, outro livro de suspense que foi muito bem recebido, já tendo vendido mais de quatro milhões de exemplares.

Em 2021 Paula lançou “Em Fogo Lento”, mas um livro de mistério que foi muito sucesso em seu lançamento.

O sucesso dos livros levou Paula a faturar duas vezes o Goodreads Choice Awards de melhor mistério, em 2015 com “A Garota do Trem”, e “Em Águas Sombrias”, em 2017.

Um livro bem interessante

“Em Fogo Lento” é um livro interessante, um belo romance policial muito bem construído por Paula Hawkins. Além do mistério que a autora coloca em sua obra e traz a discussão de várias questões como preconceito, dramas pessoais, traição e outras questões que permeiam a vida das pessoas.

Esse livro tem um ritmo diferente de “A Garota no Trem”, a narrativa é mais lenta, seguindo o nome, mas a narrativa prende a atenção do leitor, que mergulha numa intrincada trama de personagens complexos e marcante. Merece muito a leitura.      

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!