Livraria em Irajá!!!??? Por quê???
E por que não? Sempre respondo com essa pergunta.
O espanto e incredulidade de alguns, quando se deparam com a fachada da loja, chega a ser constrangedor as vezes.
A Triuno Livraria surgiu com a pretensão de ser parte de uma nova cultura popular carioca, assim como as praias e os bares da Zona Norte. E, até aqui, há indícios de que essa nova cultura vem se espalhando.
Diferentemente da época de ouro das livrarias no Brasil, onde praticamente essas lojas eram frequentadas pela ‘alta sociedade’ carioca, as novas e modernas livrarias não estão instaladas em palácios e joias arquitetônicas.
Para muitos leitores pode ser difícil perceber o nascimento dessa nova cultura popular, talvez pela sobrecarga de notícias que foram veiculadas dando conta do fechamento de alguns poucos gigantes do comércio de livros. No entanto, em uma rápida busca, qualquer um de nós constatará que, em alguns pontos comerciais onde essas gigantes estavam, hoje temos novas livrarias e novos gigantes surgem.
Mesmo em um período tenebroso, vivido recentemente pelo Planeta Terra, não foram poucas as livrarias que surgiram pelo Brasil.
A importância da escrita e da leitura é inquestionável. O que seria da moderna ciência sem estas ferramentas, aliadas ao livre pensar?
Mas, infelizmente, nem tudo são flores. O altíssimo percentual de analfabetos funcionais é extremamente preocupante. Uma população incapaz de pensar por si mesma e impossibilitada de entender outras culturas não estará fadada ao extermínio, mas sim à servidão. E é porisso que um batalhão de inconformados com essa visão de futuro já está diariamente conversando e agindo, para que uma multidão de leitores pensantes ocupe as ruas, becos, avenidas e estradas. De sol a sol livreiros de todo o país abrem suas lojas e conscientizam que não bastar estudar. Temos que aumentar o número de leitores críticos.
Uma pesquisa, realizada entre 2019 e 2020, com mais de 8 mil pessoas em 208 municípios do Brasil, apontou que em quatro anos, entre 2015 e 2019 o país perdeu mais de 4 milhões de leitores. Os números não mentem, em um universo de 193 milhões de brasileiros com capacidade de leitura, 100 milhões estão desenvolvendo algum tipo de leitura, enquanto 93 milhões de pessoas não leram nenhum livro nos três meses anteriores à pesquisa.
O mesmo levantamento mostra que os brasileiros que são leitores disseram ler, em média, cinco livros por ano. E, mesmo assim, desse total de cinco livros lidos por ano, metade dos livros são lidos por inteiro, a outra metade dos livros é lida apenas em parte.
Esses números reforçam a importância da leitura e de espaços como as livrarias, que ofereçam opções de leitura para as pessoas.
O livro é um mestre que fala, mas não responde – Platão
A grata surpresa para os que visitam a Triuno Livraria é descobrir a quantidade de livros publicados por moradores de Irajá e região. De contos policiais, passando por assuntos técnicos e chegando as histórias de amor e suspense, constantemente as prateleiras recebem as obras de autores invisíveis para a grande mídia. Essa é outra importante função das livrarias, apresentar ao público autores que não são conhecidos, mas que tenham potencial para agradar aos leitores.
Por isso vamos incentivar e apoiar a leitura e as livrarias. Venha conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido com a ajuda de nossos amigos, clientes e vizinhos.
Estamos na Avenida Padre Roser, 1121 – Irajá, Rio de Janeiro/RJ – CEP 21.220-560.
Aguardamos sua visita na loja e, também, em nossas redes sociais @triunolivraria.
Caso prefira conversar, nos chame pelo número (21) 97199-3557.
Até breve!
Borgópio D’Oliveira / Revisão: Carlos Carvalho