Christian Jacq e a viagem ao tempo de Ramsés II por meio da literatura

Conheça a saga do mais longevo dos faraós do Egito

Ler um bom livro é sempre prazeroso. Pode fazer a leitura de uma sequência de livros que contam uma história interessante, bem organizada, com um conteúdo relevante e que consegue prender a sua atenção é muito melhor ainda.

Escrever uma série não é uma tarefa simples, pois a história precisa ter um bom encadeamento e a narrativa precisa manter a atenção do leitor. É difícil manter a linearidade em uma história longa.

Foi isso que o escritor e historiador francês Christian Jacq conseguiu fazer ao escrever a série de cinco livros, que somam mais de 1800 páginas, e descrevem a trajetória do faraó Ramsés II, um dos mais conhecidos e importantes personagens do Antigo Egito.

A saga narra desde o nascimento de Ramsés, sua juventude, a ascenção ao poder após a morte de seu pai, as disputas com seu irmão pelo trono do Egito, as batalhas que teve que travar para defender o reino, as monumentais construções que empreendeu ao longo de seu reinado, até a sua morte.

Com riqueza de detalhes e misturando ficção com dados históricos baseados em suas muitas pesquisas, Jacq faz um belo apanhado da vida daquele que foi o mais longevo faraó do Antigo Egito, que governo por mais de 60 anos. 

Ramsés II

Christian Jacq Ramses Farao Mais Longinquo do Egito Abu Simbel Piramides Nefertari colecao livro

Claro que, quando falamos de fatos ocorridos há milhares de anos, podemos ter imprecisões de datas e situações. Isso é normal se considerarmos que estamos falando de épocas em que o registro histórico e a documentação dos fatos era precária.

De toda a forma, muita coisa foi preservada e a história vem sendo contada ao longo do tempo, com algumas dúvidas, é claro, mas, no geral, com uma boa dose de exatidão.

Quanto a Ramsés, os registros históricos apontam que ele nasceu no ano de 1303 a. C., filho do faraó Seti I e da Rainha Tuia. O avô de Ramsés, Ramsés I, inaugurou a XIX dinastia do Egito, da qual Ramsés II seria o terceiro faraó. Seu avô era o mais próximo general e vizir do faraó Horemebe, último rei da XVIII dinastia.

Sem filhos ou herdeiros Horemebe adotou Ramsés como herdeiro e este vai ascender ao trono como a morte do faraó, inaugurando a XIX dinastia egípcia.

Após a morte de Ramsés I assume como faraó seu filho Seti I, que vai reinar por aproximadamente dez anos. Após a morte de Seti I que ascende ao trono é seu filho, Ramsés II, em 1279 a. C., iniciando aquele que seria o mais longo reinado de um rei egípcio, estendendo-se até 1213 a. C, aproximadamente 66 anos.

Segundo esses registros, Ramsés viveu por 90 anos, o que não era comum naquela época, onde a expectativa média de vida era bem mais baixa.

Com muita pesquisa o historiador francês reconstitui, com muita precisão o Egito daquela época, descrevendo as construções, os costumes e a organização social da época. Lançada na década de 1990, a série de livros vendeu mais de 12 milhões de exemplares.

Os Livros

Christian Jacq Ramses Farao Mais Longinquo do Egito Abu Simbel Piramides Nefertari colecao livro escritor literatura dica

Nessa séria de cinco livros, Christian Jacq vai narrar toda a vida de Ramsés II, apresentando ao leitor um interessante quadro do Egito do período dos grandes faraós, descrevendo batalhas, tramas palacianas e tudo que envolve a vida de um rei que se mantém no poder por tantos anos, como foi o caso desse faraó.

– Primeiro livro – “Ramsés – O Filho da Luz” – apresenta a infância de Ramsés, a convivência  com seu pai Seti I e os ensinamentos sobre governar que vai aprender com este. Esse primeiro volume relata o encontro de Ramsés e aquele que será seu grande amor, Nefertari e o casamento dos dois. O livro termina com a morte de Seti.

– Segundo livro – “Ramsés – Templo de Milhões de Anos” – nesse segundo volume Jacq descreve a ascensão de Ramsés ao poder, preparada por seu pai, o faraó Seti I, e seus vários confrontos com seu irmão mais velho Chenar, que também ambiciona se tornar faraó, batalha essa vencida por Ramsés, que assume o trono do Egito. Nesse livro também é descrita a construção da nova capital do Império do longo do reinado de Ramsés, Pi-Ramsés.

– Terceiro livro – “A Batalha de Kadesh” – esse volume narra a batalha do exército de Ramsés contra as tropas do império Hitita do rei Mutawali na cidade de Kadesh, situada no Líbano, no ano de 1274 a. C., relatando as façanhas do rei egípcio no campo de batalha. Nesse livro também é descrita a fuga de Moisés do Egito.

– Quarto livro – “Ramsés – A Dama de Abu-Simbel” – nesse livro acompanhamos a construção do grande templo de Abu-Simbel, cuja edificação veio na sequência da ‘Batalha de Kadesh’. Esse foi um dos grandes templos construído no Egito, próximo à fronteira com o Sudão. São duas gigantescas construções, esculpidas em uma encosta, uma, o Grande Templo, em homenagem ao próprio Ramsés e a outra, o Pequeno Templo, exata a esposa do faraó, Nefertari.

Além da construção do templo, o quarto volume da série narra as tratativas de paz de Ramsés com os hititas e o êxodo dos hebreus.

– Quinto livro – “Ramsés – Sob a Acácia do Ocidente” – nesse ultimo livro da série Christian Jacq descreve casamento do faraó com a filha do rei hitita, a tentativa de invasão do Egito pelos líbios e, por fim, a morte de Ramsés, o grande faraó.

Christian Jacq

O autor dessa série de livros sobre Ramsés e o Egito, Christian Jacq nasceu em Paris, em 28 de abril de 1947. Ainda criança apaixounou-se pelas histórias do Antigo Egito.

Ele se casou aos 17 anos e passou sua lua de mel justamente no Egito, onde conheceu o sítio arqueológico de Memphis, uma importante cidade do Antigo Egito.

Aos 21 anos escreveu seu primeiro livro, um estudo sobre as relações entre o Antigo Egito e a Idade Média. Nessa época Jacq estudava filosofia na Universidade de Paris e decidiu parar o curso para se aprofundar no estudo do Egito. Com o passar dos anos tornou-se bacharel, mestre e doutor em egiptologia defendendo a tese “A jornada pelo submundo conforme percebida no antigo Egito: as provações e metamorfoses da morte de acordo com inscrições encontradas em pirâmides e sarcófagos”, publicada em 1986.

O autor escreveu várias obras, diversas com séries de livros, tendo o Egito como tema, entre elas destacamos:

– A Sabedoria Viva do Antigo Egito

– As Egípcias: Retratos de Mulheres do Egito

– A viagem iniciática ou os 33 graus de sabedoria

– A Rainha Sol

– Barragem sobre o Nilo

– Contos e Lendas do Tempo das Pirâmides

– Champollion O Egípcio

– Nefertiti e Akhenaton: o Casal Solar

– O Mundo Mágico do Antigo Egito

– O Caso Tutankhamon

– O Pequeno Champollion Ilustrado

– O Egito dos Grandes Faraós

– O Faraó Negro

– O Vale dos Reis

– Por Amor de Philae

– Sob a pirâmide

– Tutancâmon – o último segredo

– Viagem ao Egito dos Faraós

Séries

O Juiz do Egito

– A Pirâmide Assassinada

– A Lei do Deserto

– A Justiça do Vizir

Ramsés

– O Filho da Luz

– O Templo de Milhões de Anos

– A Batalha de Kadesh

– A Dama de Abu-Simbel

– Sob a Acácia do Ocidente

Pedra da Luz

– Nefer, o Silencioso

– A Mulher Sábia

– Paneb, o Ardoroso

– O Lugar da Verdade

A Rainha Liberdade

– O Império das Trevas

– A Guerra das Coroas

– A Espada Flamejante

Mozart

– O Supremo Mago

– O Filho da Luz

– O Irmão do Fogo

– O Amado de Ísis

A Vingança dos Deuses

– Caça ao homem

– A Divina Adoradora

Curiosidade

Christian Jacq Ramses Farao Mais Longinquo do Egito Abu Simbel Piramides Nefertari colecao livro escritor literatura

Na década de 1950 a construção da barragem de Assuã ameaçava o templo de Abu Simbel, pois a barragem provocaria a elevação do nível das águas do rio Nilo. Foi feito um esforço internacional, capitaneado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para garantir a preservação do templo.

Uma grande equipe de arqueólogos, engenheiros e outros trabalhaores de diversas atividades literalmente desmontaram Abu Simbel, recortando o templo em grandes blocos, cada um pesava em média 20 toneladas, que foram transferidos para um local mais afastado 200 metros do rio e num ponto 65 metros mais elevado. Lá Abu Simbel foi totalmente remontado e hoje se encontra a salvo, preservando a história do Egito.

Uma bela série

Os livros escritos por Christian Jacq sobre a vida de Ramsés são muito interessantes. Com muita pesquisa e cuidado ele reproduz a atmosfera do Egito Antigo, descrevendo de forma brilhante os ambientes e a sociedade egipcia daquele momento.

Além do trabalho de pesquisa, muito bem feito, Jacq trata de um dos mais importantes personagens do Egito dos grandes faraós, Ramsés II. Esse foi um dos mais importantes reis do Egito e a reconstituição de sua vida é tão precisa quanto possível, considerando que Ramsés viveu a mais de três mil anos.

Por isso, vale muito a pena acompanhar a vida de Ramsés pelo belo trabalho de Christian Jacq.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!