A afirmação pode parecer forte, mas é dessa forma que Cicero Costa Capitulino das Neves Neto vivencia sua relação com a arte da escrita e da leitura. Ele mesmo explica a situação, “a leitura e a escrita salvaram minha vida, depois de passar por uma depressão profunda escrever um livro me salvou. Hoje ela é o que eu quero para mim eu me encontrei nas páginas do meu livro.
E assim, de forma tão profunda, se estabeleceu a relação desse capixaba, que hoje reside em Belo Horizonte, com a literatura. Ele começou lendo histórias em quadrinho na infância, depois passou para o RPG (Role Playing Game) e acabou sendo introduzido à leitura.
“Meus amigos e eu liamos muito e eu sempre me enturmava com gente mais velha porque o intelecto das crianças da minha idade não era compatível com o meu. Lógico que brincava com elas, mas para conversar era difícil, os assuntos não eram os mesmos. Agora, a pessoa que mais me incentivou com a leitura foi minha irmã, que lia muito e me dava livros quando era pequeno.”, comenta Cícero.
Começou a escrever aos 14 anos, quando decidiu dar vazão à sua criatividade. Primeiro foram as letras de música, depois vieram a poesia e os livros. Enfim, de tudo um pouco. Bom para quem está do lado de cá, apreciando!
Apesar de ter começado a escrever bem novo, a decisão de compartilhar seu trabalho com as outras pessoas demorou um pouco. “Acho que sempre quis fazer isso, mas os problemas da vida me tolheram o tempo que era para dedicar mais ao meu dom. Não tive muito incentivo, tive que correr muito atrás, comecei com músicas, depois poesias, transformava poemas em músicas e músicas em poesia. fui músico e tentei por diversas vezes mostrar o meu trabalho para as pessoas (composições), mas escrever o livro e publicar foi depois da depressão que me mostrou que eu sou muito mais do que alguém que vai morrer se lamentando.”
Cícero foi mestre em RPG por 18 anos. Neste período desenvolveu diversos sistemas, com o objetivo de criar um que cobrisse todas as falhas que os outros sistemas deixavam. Quando conseguiu, percebeu que tinha algo muito original em mãos que seria um desperdício não compartilhar com as outras pessoas. Surgiu a ideia de escrever um livro, nascia aí a Doutrina Drakein.
Nem vou me atrever a tentar descrever a bela ideia, deixo a explicação para o próprio Cícero. “A Doutrina Drakein é um livro que mescla a fantasia com a realidade, traz muitos enigmas e muitos ensinamentos. A história é uma hexalogia, “O Fulgor do Dragão” é apenas o primeiro da série. O seu escopo é explicar toda a teoria da história dos Dragões, porque apesar de ser o mito mais famoso de todos, ninguém possui todas as respostas, como por exemplo; de onde eles vieram? Por que amam tesouros? É realmente possível tornar-se imortal banhando-se em seu sangue? Tudo isso e muito mais é respondido durante a história. Você já se fez a pergunta de por que o mito do Dragão é contado de maneiras diferentes em cada parte do mundo? A minha história explica isso e converge todas as culturas para os Dragões que criei.”
E se você também é amante das histórias sobre dragões, pode ficar tranquilo, pois Cícero também é e esse é apenas o primeiro de seis livros. “Dragões são amados por todos os públicos e de todas as faixas etárias, e eu amo Dragões. Cansei de esperar que alguém escrevesse um livro que explicasse tudo como o meu, no meu livro nada fica sem explicação, todos os enigmas, lugares, quadros, músicas e teorias são explicados detalhadamente.”, relata ele.
Ainda teremos muita história sobre dragões vindo por aí. Ele mesmo informa, “eu me encontrei na literatura e fiz dela minha morada e é onde pretendo permanecer. Estou lançando a Doutrina Drakein e o volume 2 já está sendo escrito também.”
Para continuar a escrever histórias, como a da Doutrina Drakein, Cícero utiliza sua grande criatividade e muito trabalho, como ele mesmo descreve. “Contei histórias minha vida toda, tenho muita criatividade, mas meu processo criativo é sempre embasado em muito estudo em tudo que escrevo, sempre trazendo novidade porque odeio mais do mesmo, quando me propus a fazer este livro queria algo diferente de tudo que existe, por isso afirmo que não tem nada no mercado nem parecido, não sou eu quem digo foram meus leitores beta.“
Os amantes de dragões podem ficar tranquilos, a Doutrina Drakein veio para ficar, aqui os dragões não estão extintos, são os protagonistas. O primeiro livro já está na disponível. Quem quiser mais informações, pode consultar o perfil do Cícero no Instagram @cicero_capitulino. Confira!