É com essa importância que Lilian Stocco, paulista de Santana de Parnaíba, encara o mundo da leitura e da literatura. E não poderia ser diferente. Afinal ela respira cultura, pois escreve, fotografa, já fez direção teatral, escreveu roteiros para teatro e animação, e ainda encontra tempo para divulgar colegas escritores.
Bom para nós que ela encontra tempo para fazer tudo isso!
Lilian descobriu o poder da literatura quando fez curso técnico de teatro. “Depois do curso tive a oportunidade de fazer a direção de diversas peças para ONGs e escrevi também roteiro para teatro e animação.”, explica ela.
Mas, o mundo literário muitas vezes parece fora do alcance da maioria das pessoas. Mas, quando ela descobriu que a publicação de livros não era impossível para quem não tinha poder aquisitivo começou com a sua produção e não parou mais.
Hoje Lilian tem dois livros publicados, “Os Setes Segredos” e “Dois Mundos”. “São duas histórias de lutas, conquistas, empoderamento e retorno aos fantasmas do passado. Com uma pitada de humor e outra de erotismo, seus personagens enfrentam desafios e seguem em busca de suas próprias narrativas se libertando das amarras do passado.”, esclarece ela.
Fã de Isaac Asimov, Megan Maxwell, Margaret Atwood, George Lucas, Day Fernandes e E. E. Soviersovisk, ela gosta de escrever sobre romance, aventura e ficção científica.
Para escrever suas histórias ela busca inspiração na vida. “Busco inspiração na vida cotidiana, nas pessoas que estão conversando no ponto de ônibus, comprando no supermercado ou mesmo voltando do trabalho em um trem lotado. A vida em si é uma inspiração contínua e cheia de desafios. É emocionante e instigante ver como a vida se desenrola ao seu redor. Além dessa observação constante, procuro fazer laboratório de pesquisa para cada personagem que construo, dando veracidade a trama e a história.”, conta Lilian.
Mas nossa polivalente escritora não fica só no romance, não. “Escrevo um pouco de tudo, contos de humor, terror, romance utilizo as histórias e causos da vida para elucidar meus contos e micro contos. Adoro mesclar o real e o imaginário nos contos. Meus contos estão publicados por coletânea juntamente com diversos autores sensacionais, mas para o segundo semestre deste ano teremos novidades, pois irei lançar os contos de uma outra forma. Só posso falar isso no momento.”, fala Lilian, já deixando a dica!
Além disso, ela produz Foto Livros. “Tenho um trabalho de resgate da memória material e imaterial da cultura do meu município, onde participei de eventos culturais, registrei e produzi diversos foto livros com intuito de registrar a memória desses eventos e manifestações culturais. Também tenho livros voltados para minhas produções de fotografia e natureza, onde declamo a poesia através das imagens.”
E você pensa que acabou? Não. Ela produz as artes do seu perfil no Instagram, belas por sinal, e ainda encontra tempo para trabalhar na divulgação de novos autores. “A ideia de divulgar novos autores surgiu diante da minha dificuldade em encontrar locais para divulgação dos meus livros. Dessa forma acreditei que, ajudando os colegas, criaríamos uma comunidade literária forte o suficiente para levantar a publicidade e os autores nacionais no início de carreira nas redes sociais com a ajuda mútua. Desse modo surgiu a ‘Série Indica’, onde semanalmente, todo domingo, às 15 horas, eu faço a narração de um trecho na íntegra de uma publicação de um autor nacional, divulgo também sua biografia e a sinopse do seu trabalho, além dos links de venda da sua publicação.”, descreve Lilian seu belo trabalho, que está na sexta temporada e é um grande sucesso.
Acho melhor parar por aqui ou a bela história dessa jovem de 37 anos e que já possui 29 publicações literárias vira um livro. E as publicações vão crescer, com certeza, pois os planos são muitos. Quem quiser acompanhar essa impressionante capacidade produtiva, é só seguir o perfil@stocco_publicacoes. Corre, pois sempre tem novidade lá!