Olá, pessoal. Estou aqui, mais uma vez, para conversar com vocês. Quero falar de um tema que é frequentemente abordado, direta ou indiretamente, nessa página, mas que precisa sempre ser reforçado, pois é fundamental nas nossas vidas, na nossa formação como seres humanos pensantes e cidadãos: o hábito da leitura.
Quero levantar essa discussão pois ela muito me preocupa. Eu, por exemplo, tenho um filho com oito anos e procuro fazer com que ele leia o máximo possível, pois entendo que a leitura traz diversos benefícios para a pessoa, como enriquecer o seu vocabulário, ampliar seu conhecimento cultural e seu poder de análise crítica dos fatos, propiciar ao leitor “viajar” e conhecer mundos que ele jamais conseguiria fora do ambiente de leitura.
É bom lembrar, principalmente quando falamos em desenvolver o hábito de leitura em uma criança, que hoje em dia enfrentamos adversários extremamente fortes e competitivos como os celulares, vídeo games e computadores. É um duelo difícil, pois esses produtos eletrônicos são sedutores e provocam verdadeiro fascínio nas crianças.
No último texto que publiquei em minha página, na sessão “Palavra do Autor”, falei sobre a 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que apontou um declínio no universo de leitores no Brasil nos últimos anos. Apresentei as minhas preocupações com o fato em razão das questões que pontuei nos parágrafos anteriores.
Para ilustrar meu raciocínio, quero dividir com vocês o título de uma matéria publicada no site do jornal Folha de São Paulo, em 14 de julho de 2019, que era o seguinte:
“7% dos brasileiros afirmam que a Terra é plana, mostra pesquisa”.
Na época isso significava que cerca de 11 milhões de pessoas no país duvidavam da teoria de que nosso planeta seja esférico. O resultado da pesquisa mostrou que a crença no terraplanismo é maior entre os jovens, pessoas com menos de 25 anos e entre os mais velhos, com mais de 60 anos.
Outro ponto importante apontado nessa pesquisa é que quanto menor a escolaridade, maior a crença de que a Terra é plana. Esse aspecto tem relação direta com meu texto sobre a leitura. Quanto mais jovem e com menos escolaridade, maior a propensão das pessoas a acreditarem nessas teorias estapafúrdias.
Aliás, esse tipo de discussão ganhou força em nosso país nos últimos anos, principalmente por conta da polarização política que vem se arrastando desde a eleição presidencial de 2018.
Mas, mesmo que a discussão política seja interessante e precise ser feita, a intensão aqui não é discutir questões políticas, mas a importância da leitura. A citação à essa matéria é importante pois ilustra bem o que a falta de leitura e de informação provocam no ser humano.
Por que ler?

Ler é um hábito tão importante como vários que cultivamos e desenvolvemos ao longo de nossas vidas. Assim como precisamos cuidar de nossa saúde e nossa higiene tomando banho e escovando os dentes diariamente, visitando o médico regularmente para prevenir doenças, precisamos cuidar da nossa mente e uma das melhores formas de fazê-lo é lendo.
A leitura deve ser incentivada desde cedo nas crianças. Eu procuro incentivar meu filho para que ele tome gosto pela leitura, pois ela é benéfica em vários sentidos para o cidadão. Ela ajuda a pessoa a aprimorar o seu vocabulário, desenvolve seu senso crítico, amplia seus conhecimentos e facilita a análise e interpretação dos acontecimentos.
Se queremos, por exemplo, entender melhor os fatos históricos que marcaram a evolução da sociedade, nada melhor do que um bom livro, bem escrito e com a competente e necessária pesquisa em torno do que ocorreu. Posso citar aqui uma dica literária que está aqui no site, a série “Crônicas Saxônicas”, escrita por Bernard Cornwell, que descreve as lutas que envolveram os quatro reinos e marcaram a formação do Estado Inglês como o conhecemos hoje. Por meio de uma bela reconstituição histórica, como uma boa pitada de ficção, Cornwell nos permite viajar no tempo e entender as questões políticas, bélicas e religiosas que resultaram na formação da Inglaterra.
Se quisermos nos restringir a um exemplo brasileiro, posso citar o livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Nele o autor faz um relato direto da Guerra de Canudos, ocorrida na cidade da Canudos, interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897 e tem como grande personagem a figura de Antônio Conselheiro, líder do movimento religioso que enfrentou o exército brasileiro. Euclides da Cunha foi testemunha ocular, pois fez a cobertura da Guerra como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. “Os Sertões” é considerado o primeiro livro-reportagem da nossa literatura. Uma ótima dica para quem quiser entender a realidade brasileira daquele momento e os movimentos que fizeram eclodir o conflito armado.
Esses são apenas dois exemplos de livros que podem nos entreter e ensinar, existem muitos outros. Mas, para entendermos a narrativa proposta por cada um dos autores precisamos estar preparados, buscando um aperfeiçoamento intelectual que nos permita entender o contexto apresentado, analisar os fatos e tirar as próprias conclusões. Para isso precisamos de estudo e a leitura é parte fundamental desse processo pois ela pode nos oferecer o acesso à cultura, ao conhecimento e, ao mesmo tempo, à diversão. Aprender se divertindo é muito bom, é uma das melhores coisas da vida.
Os benefícios da leitura

A leitura é extremamente importante na formação pessoal e cultural do ser humano. Lembrando que tudo que está escrito aqui se trata da minha opinião, o que significa dizer que não são verdades absolutas, mas o pensamento de um cidadão que aprecia o hábito de ler.
Entre outras coisas, a leitura nos oferece ganhos:
– Culturais – lendo você enriquece seus conhecimentos, pode conhecer culturas diferentes da sua, a história de países e povos, isso sem precisar sair de casa;
– de Vocabulário – esse é um fato incontestável. Quanto mais você lê, mais palavras você passa a conhecer, enriquecendo seu vocabulário. Além disso, a leitura ajuda a consolidar seu conhecimento sobre a grafia das palavras;
– Conhecimento – a leitura nos permite conhecer não só fatos históricos, mas também permite que possamos estar cientes do que está acontecendo nesse momento. Com isso adquirimos duas coisas muitos importantes atualmente: informação e conhecimento. E como dizem, informação é poder;
– Escrita – outro fato bem claro, quanto mais você lê e desenvolve seu conhecimento, maiores são as chances de você melhorar sua escrita. Quem detêm conhecimento, pensa com mais clareza; quem lê com frequência aumenta seu vocabulário e a soma desses fatores, conhecimento e bom vocabulário, permitem que você possa dominar da melhor forma a arte da escrita.
Além desses fatores, relacionados com a nossa formação intelectual, a leitura nos oferece mais uma coisa superimportante, a diversão. Ler um bom livro é fazer uma viagem a um mundo mágico que é todo seu. Uma porta para o encantamento que o autor abre especialmente para você. Afinal, lendo um livro você forma em sua cabeça as imagens de todas as descrições feitas. O autor escreve, mas quem dá forma ao que está no papel é você. Creio que venha daí a decepção de muitas pessoas com as versões de livros para o cinema, afinal o que você vai ver na telona com certeza será diferente do que você imaginou quando leu a obra.
Ler sempre

Por essas razões sou um defensor ferrenho do hábito da leitura. Inclusive lamento não ter tempo para ler mais do que consigo, em função das obrigações do trabalho e das tarefas de casa. Mas estou sempre lendo algum livro e incentivando meu filho para que ele adquira o hábito. Ler é transformador. Como eu já escrevi antes, a leitura de um livro me conquistou e me levou a querer escrever minhas próprias obras. Essa escrita me levou ao jornalismo e deu um rumo para minha vida. Hoje, quando olho para trás e vejo as matérias que escrevi ao longo de 33 anos de profissão e os três livros já publicados, sinto muito orgulho do trabalho realizado.
A leitura sempre teve um papel muito importante nesse processo e sou grato e me sinto realizado a cada livro que leio ou escrevo.
Por isso sempre defenderei o incentivo à leitura. Vamos incentivar nossas crianças para que leiam e adquiram conhecimento e prazer em viajar.
Então, vamos abrir um bom debate sobre a leitura. Deixe aqui sua opinião. Escreva um texto sobre a importância da leitura aqui para esse espaço.
Fica o convite, vamos falar de cultura!