Amarelo, Rosa e Azul

Falar de cultura, de literatura é sempre muito gratificante. Escrever sobre grandes autores e suas obras maravilhosas, ler esses livros e indicá-los, divulgar novos autores, sentar e fazer uma boa leitura é sempre uma ótima pedida.  Vivenciar esse mundo literário é uma grande satisfação. Mas, para que possamos viver plenamente esses momentos, e muitos outros, precisamos, antes de qualquer outra coisa, estar atentos a uma questão que é primordial na vida de todos, a nossa saúde.

Saúde, isso mesmo, vamos deixar a literatura um pouco de lado para falar de saúde. Ela é fundamental e sem ela nossa vida fica muito complicada e não podemos aproveitar plenamente os momentos felizes. Quando me refiro à saúde, estou falando física e mentalmente. A cabeça e o corpo precisam estar bem, em sintonia, para que você esteja pronto para enfrentar e vencer todos os desafios da vida.

Por isso, devemos cuidar da nossa saúde durante todo o tempo. O corpo humano é uma máquina fantástica, mas que vai apresentando desgaste ao longo do tempo e, muitas vezes, apresenta sinais desse envelhecimento, muitas nem é o caso de envelhecimento, mas o corpo fornece sinais de que algo não vai bem. Não existe um momento específico para que você pare e vá cuidar do seu corpo e da sua mente. E isso é uma responsabilidade totalmente sua, ou seja, você deve arrumar um tempo para fazer isso, pois essa atitude preventiva já salvou muitas vidas.

Ao longo de todo o ano você deve estar atento aos sinais de seu corpo e, se for o caso, buscar ajuda. Mas, existem momentos que precisam ficar marcados, para que possamos incentivar as pessoas a cuidarem de si, por isso temos diversas campanhas, que são realizadas no Brasil e em todo o mundo, em momentos específicos, para servir de alerta a todos nós. Isso quer dizer que somente naquela hora você deve se preocupar com sua saúde? Claro que não. Mas essas campanhas são muito importantes e servem de alerta. Elas são uma lembrança do que precisamos fazer. Então vamos falar um pouco delas e ajudar a divulgá-las. Vamos destacar o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Amarelo Rosa Azul Saude autocuidado campanhas setembro outubro novembro toda vida importa

Amarelo para ser feliz

O Setembro Amarelo é uma campanha feita anualmente, que é dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio, que é um problema muito mais grave do que a maioria de nós pensa. Ele atinge milhares de pessoas todos os dias e, infelizmente, muitos não conseguem entender a complexidade do problema e tratam o suicídio não como uma doença, um grave problema que precisa ser tratado, mas como uma fraqueza do ser humano.

As estatísticas apontam que são registrados aproximadamente 14 mil suicídios por ano no Brasil. Fazendo uma conta rápida, isso significa que 38 pessoas se suicidam por dia em nosso país, mais de uma a cada hora.

Em todo o mundo cerca de um milhão de pessoas tiram a própria vida a cada ano. Para que se tenha uma dimensão do problema, esse número aponta que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. É difícil aceitar que enquanto escrevo esse texto, em algo lugar existem pessoas tirando a própria vida.

No Brasil, infelizmente, anotamos um crescimento de 10,4% no número de suicídios entre os anos de 2000 e 2012. Entre os jovens o problema é ainda mais grave, esse crescimento foi de 30% nesse mesmo período. Os números do DataSUS apontam que, nos últimos 20 anos, o número de suicídios simplesmente dobrou no país, de 7 para 14 mil. Esse número é maior do que o de pessoas que perderam a vida em acidentes de moto nesse mesmo período.

A questão que envolve o suicídio é muito complexa e exige uma atenção especial por parte das autoridades, pois é uma questão de saúde pública e como tal deve ser tratada. Precisamos estar atentos aos sinais que as pessoas emitem, para que possamos entender o que está acontecendo e poder ajudar da melhor maneira possível. Vamos estender a mão e ajudar quem precisa.

Amarelo Rosa Azul Saude autocuidado campanhas setembro outubro novembro toda vida importa cuide se

Rosa como uma bela flor

Se o setembro é amarelo, sendo muito importante, o mês de outubro também tem a sua cor de referência, que é tão importante quanto a outra e merece destaque e atenção em nossas vidas, é o Outubro Rosa.

Outubro é o mês da campanha para a prevenção do câncer de mama. É uma doença que atinge muitas mulheres, no Brasil e no mundo, e que pode ter o seu impacto reduzido se a prevenção for realizada da maneira adequada.

Essa questão é muito séria. O câncer de mama é a principal causa de morte nas mulheres em quase todas as regiões do país. Em 2019 foram registrados aproximadamente 18 mil óbitos por conta dessa doença. No Brasil o câncer de mama é segundo que mais mata mulheres, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam mais altas taxas da doença no país.

Por essa razão as campanhas de prevenção são tão importantes e devem ser incentivadas ao máximo. Quanto mais cedo o problema for detectado, maiores são as chances de o paciente obter hesito em seu tratamento. Por outro lado, a demora na identificação do problema pode ser fatal.

É preciso falar sobre a doença, incentivar as mulheres para que estejam sempre atentas ao próprio corpo e que procurem o médico regularmente para realizar os exames preventivos. Afinal, quem ama cuida e se cuida.

Amarelo Rosa Azul Saude autocuidado campanhas setembro outubro novembro toda vida importa cuide se conscientizacao

Tudo Azul

A terceira campanha da qual quero falar aqui é o Novembro Azul, mês da campanha contra o câncer de próstata. Essa é outra doença que mata milhares de homens todos os anos em nosso país, são cerca de 65 mil casos da doença registrados por ano, com uma média de mortes de 16 mil homens.

Assim como no caso do câncer de mama, a prevenção ao câncer de próstata é muito importante, pois a detecção precoce do problema pode evitar muito sofrimento e a morte. E essa campanha precisa ser reforçada pois ainda existe um preconceito grande entre os homens de realizarem, de forma adequada, os exames preventivos. Não pode existir preconceito nem vergonha, pois trata-se de uma questão de saúde, de sobrevivência.

O homem inteligente e sensato vai regularmente ao médico e realiza todos os exames necessários. Você que é homem pode ficar tranquilo, não será um exame que irá fazer com que você perca e sua masculinidade. Homem inteligente preserva a sua saúde e vive melhor.

Amarelo Rosa Azul Saude autocuidado campanhas setembro outubro novembro toda vida importa cuide se conscientizacao prevencao

Prevenção salva vidas

Prevenção salva vidas

“Prevenir é sempre melhor do que remediar”, já diz o velho ditado, ainda mais quando estamos falando da nossa saúde. Nessa hora não pode haver medo, vergonha ou preconceito. É preciso buscar ajuda de um médico especialista, realizar todos os exames necessários e garantir que a sua saúde esteja em perfeita ordem.

Caso você perceba algo diferente, detecte algum problema, quanto mais cedo você descobrir o que está acontecendo, melhor para tratar e maiores as chances de recuperação. Por isso não pense duas vezes e frequente o médico com regularidade. Esse gesto pode salvar a sua vida.

Viva a medicina! Viva a saúde! Viva a vida!

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!