As grandes aventuras literárias criadas pela genialidade de Mark Twain

Vamos falar de mais um grande clássico da literatura, de um autor que viveu a maior parte de sua vida no século XIX e fez imenso sucesso com seus romances, que o levaram a ser considerado por muitos como o pai da literatura americana. Hora de conhecer a vida e a obra de Mark Twain.

Infância

Mark Twain na verdade era o pseudônimo adotado por Samuel Langhorne Clemens. Samuel nasceu no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, no dia 30 de novembro de 1835. Era o sexto dos sete filhos do casal John Marshall Clemens e Jane Lampton Clemens. A família numerosa enfrentou várias perdas na infância das crianças, das sete três morreram ainda muito cedo, Margaret, Benjamin e Pleasant. Além de Samuel atingiram a fase adulta Orion, Henry e Pamela.

Quando Twain estava com quatro anos a família deixou a vila em que vivia, Florida, onde as crianças nasceram e mudou-se para a cidade de Hannibal, que é banhada pelo rio Mississippi. Essa cidade serviria de inspiração para Twain em seu livro “The Adventures of Tom Sawyer”.

Nessa época o Estado do Missouri era escravista e, posteriormente, Mark Twain iria explorar o tema, que vivenciava cotidianamente, em vários de seus escritos.

Em 1847, quando Twain estava com 12 anos seu pai faleceu, vítima de pneumonia, deixando a família em uma situação financeira difícil. Por conta desse contexto, em 1848 o jovem precisou trabalhar e conseguiu um emprego como aprendiz em uma gráfica.

Ele vai trabalhar como tipógrafo em 1851, quando também passa a colaborar com textos para o Hannibal Journal, que pertencia a seu irmão Orion. Nessa época ele começou a escrever textos humorísticos, estilo que utilizaria muito bem em suas futuras obras.

Em 1853 ele deixa a cidade de Hannibal e vai passar por vários lugares dos Estados Unidos, como Nova York, Cincinnati e Filadélfia, sempre trabalhando no ramo da tipografia. Quatro anos mais tarde, em 1857, retornaria ao Missouri.

Por conta de suas viagens de barco, de um Estado a outro, Twain decidiu se tornar um piloto de barco a vapor. Como era uma função bem remunerada, Mark dedicou-se para receber sua licença de piloto. Neste período convenceu Henry, seu irmão mais novo, a seguir a mesma carreira.

Em 1858 ele estava atuando como copiloto do barco ‘Pennsylvania’, mas deixou o posto após se desentender com o capitão da embarcação. Seu irmão, que havia sido colocado por ele nessa embarcação, continuou trabalhando lá.

Nesse mesmo ano uma explosão no barco feriu gravemente o jovem. Oito dias depois do acidente Henry viria a falecer em consequência dos ferimentos.

Mark Twain acabou se considerando responsável pela morte do irmão, carregando a culpa pelo resto de sua vida. Mesmo assim continuou a trabalhar como condutor de embarcações até 1861, quando eclodiu a Guerra Civil Americana, que restringiu o tráfego de embarcações pelo Mississippi.

No ano de 1861 seu irmão Orion assumiu um cargo de secretário do Governador de Nevada, James W. Nye. Mark se une ao irmão em uma viagem de diligência pelo oeste americano. Por duas semanas eles passaram pelas grandes planícies da região e pelas Montanhas Rochosas, terminando a viagem na cidade de Virginia, um local de mineração. Nessa ocasião Twain vai trabalhar como mineiro, mas essa será uma experiência fracassada.

Literatura

Com o fracasso da mineração, ele consegue um emprego no jornal local, o Territorial Enterprise, quando vai usar pela primeira vez o pseudônimo pelo qual seria mundialmente conhecido, Mark Twain. Em 1864 muda-se para San Francisco, na Califórnia, ainda trabalhando como jornalista. Nessa ocasião conheceu vários escritores como Artemus Ward, Dan DeQuille e Bret Harte.

No ano seguinte ele publica “The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County”, um conto de humor que é publicado no The Saturday Press, um semanário de Nova York. Twain obteve um grande sucesso com a publicação, tornando-se conhecido do público norte americano.

Um ano depois, em 1866, Mark viaja para o Havaí, como repórter do jornal Sacramento Union. Ele publica os relatos de viagem, que ganham muita popularidade. Em 1867 ele viaja pelo Mediterrâneo e escreve uma série de cartas, que posteriormente ele reuniria no livro “The Innocents Abroad”, que seria lançado em 1869. Durante essa viagem ele conhece Charles Langdon, que se tornaria seu cunhado anos mais tarde.

O sucesso de suas primeiras publicações levaria a uma carreira longa e bem-sucedida como escritor, confira os títulos publicados por Twain até a sua morte.

– The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County – 1865

– General Washington’s Negro Body-Servant – 1868

– My Late Senatorial Secretaryship – 1868

– The Innocents Abroad – 1869

– Mark Twain’s (Burlesque) Autobiography and First Romance – 1871

– Roughing It – 1872

– The Gilded Age: A Tale of Today – 1873

– Sketches New and Old – 1875

– Some Learned Fables for Good Old Boys and Girls – 1875

– Old Times on the Mississippi – 1876

– The Adventures of Tom Sawyer – 1876

– A Murder, a Mystery, and a Marriage – 1876

– A True Story and the Recent Carnival of Crime – 1877

– The Invalid’s Story – 1877

– Punch, Brothers, Punch! and other Sketches – 1878

– The Great Revolution in Pitcairn – 1879

– A Tramp Abroad – 1880

– 1601: Conversation, as it was by the Social Fireside, in the Time of the Tudors – 1880

– O Princípe e o Pobre – 1882

– The Stolen White Elephant – 1882

– Life on the Mississippi – 1883

– Adventures of Huckleberry Finn – 1884

– English As She Is Spoke – 1887

– Mark Twain’s Library of Humor – 1888

– A Connecticut Yankee in King Arthur’s Court – 1889

– The American Claimant – 1892

– Merry Tales – 1892

– Those Extraordinary Twins – 1892

– The £1,000,000 Bank Note and Other New Stories – 1893

– Tom Sawyer Abroad – 1894

– The Tragedy of Pudd’nhead Wilson – 1894

– Tom Sawyer, Detective – 1896

– Personal Recollections of Joan of Arc – 1896

– How to Tell a Story and other Essays – 1897

– Following the Equator – 1897

– Concerning the Jews – 1898

– Is He Dead? – 1898

– The Man That Corrupted Hadleyburg – 1900

– A Salutation Speech From the Nineteenth Century to the Twentieth – 1900

– The Battle Hymn of the Republic, Updated – 1901

– Edmund Burke on Croker and Tammany – 1901

– To the Person Sitting in Darkness – 1901

– To My Missionary Critics – 1901

– A Double Barrelled Detective Story – 1902

– A Dog’s Tale – 1904

– Extracts from Adam’s Diary – 1904

– King Leopold’s Soliloquy – 1905

– The War Prayer – 1905

– The $30,000 Bequest and Other Stories – 1906

– What Is Man? – 1906

– Eve’s Diary – 1906

– Christian Science – 1907

– A Horse’s Tale – 1907

– Is Shakespeare Dead? – 1909

– Captain Stormfield’s Visit to Heaven – 1909

– Queen Victoria’s Jubilee – 1910

As histórias de Mark Twain ganharam muita popularidade nos Estados Unidos e no exterior, mas sua consagração como escritor viria com a publicação do livro “The Adventures of Tom Sawyer”, de 1876. Ele também ganhou muita notoriedade como palestrante.

Vida Pessoal

As publicações renderam muito dinheiro a Mark Twain mas, na mesma medida em que ganhava boas quantias com seu sucesso literário, ele perdia muito dinheiro por falta cuidado financeiro.

Twain conheceu Charles Langdon durante a viagem que fez pelo Mediterrâneo, em 1867. Na ocasião ele viu uma foto da irmã de Langdon, Olivia. Ele se apaixonou pela jovem, que viria a conhecer em 1868. Os dois começam a namorar e se casaram em 1870.

O casal teve um filho, Langdon, que morreu de difteria antes de completar dois anos. Além dele, o casal teve mais três filhas, Susy, Clara e Jean.

Para entreter as filhas, Twain inventava jogos e histórias separadas em capítulos. Twain enfrentaria vários dramas pessoais, que o levariam a períodos de depressão. Em 1896 sua filha Susan morre de meningite. Sua esposa Olivia iria morrer em 1904. Em dezembro de 1909, meses antes de sua morte, Twain perderia outra filha, Jean.

Samuel Clemens ou Mark Twain viria a falecer de ataque cardíaco no dia 21 de abril de 1910, em Connecticut.

Frases

– Não tenho medo da morte. Eu estava morto por bilhões e bilhões de anos antes de eu nascer, e não sofri o menor inconveniente disso.

– Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem.

– Algumas pessoas nunca cometem os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer.

– Se estiver zangado, conte até cem; se estiver mesmo muito zangado, blasfeme.

– “É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer.”

– “A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.

– “A melhor maneira de se alegrar é tentar animar alguém”.

– “A pior solidão é não se sentir confortável com você mesmo”.

– “De todas as coisas que perdi, sinto mais saudades da minha cabeça”.

Perspicaz e satírico

Samuel Clemens ou Mark Twain foi um escritor genial. Dono de uma capacidade ímpar para entender e traduzir o contexto em que vivia, escrevia com muita sagacidade e humor, tornando suas histórias mais leves.

Foi um escritor que marcou profundamente a literatura americana no século XIX e influenciou gerações de escritores que vieram depois.

Twain deixou um rico e grandioso legado para as futuras gerações, um escritor que se tornou um clássico da literatura universal.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!