Franz Kafka

Estou voltando, pessoal, para falar de mais um grande clássico da literatura universal, de um escritor que é considerado por muitos críticos como um dos mais importantes e influentes autores do século XX, apesar de ele ter morrido em 1924, ainda no começo do século, tendo morrido muito novo, aos 40 anos de idade.

Sua obra foi marcada por conta dos temas conflituosos, principalmente na relação pais e filhos, de brutalidade física e psicológica e, também, de alienação. Foi, sem dúvida, um escritor diferenciado em sua época. Seus textos eram anticonvencionais, apresentavam deformações da realidade, com tendência para o realismo fantástico, além de apresentarem quase sempre uma atmosfera de opressão aos personagens, inclusive do aparelho de Estado. Sua criação literária foi marcada por grande angústia existencial.

Foi um escritor que marcou época, influenciou gerações e até hoje é uma referência literária. Entre os autores que sofreram essa influência estão Gabriel García Márquez, Jean-Paul Sartre e Albert Camus.

Vamos conhecer um pouco da história e da obra de Franz Kafka.

O começo

Franz Kafka nasceu no dia três de julho de 1883, na cidade de Praga, que na época pertencia ao Império austro-húngaro e hoje é a capital da República Tcheca. Franz era o mais velho dos seis filhos do casal de origem judia Hermann e Julie Kafka. Seu pai era de uma família que vivia na vila do Osek, local de concentração de população judaica, próximo à cidade de Strakonice, na Boêmia. Hermann vai viver em Praga, onde nascem seus filhos. A mãe, Julie, era filha de um próspero mercador, Jakob Löwy.

Franz Kafka cresceu sob a influência da cultura judia dentro do Império austro-húngaro, representada pelas culturas tcheca e alemã. Além disso, sofreu, durante sua infância e adolescência, com a forte autoridade de seu pai, uma figura forte e dominadora. Essa influência seria marcante e ficaria explicita em sua obra literária, ficando marcada no livro “Carta ao Pai”. No texto de mais de 100 páginas, ele deixa evidente toda sua mágoa e contrariedade em relação ao comportamento autoritário do pai, tratado na carta como tirano, rei, regente e, até mesmo, Deus.

Franz Kafka escritor livros literatura contos o mais importante do seculo xx legado literario conteudo atemporal escrita sempre atual classicos

Os Estudos

A família de Kafka possuía boa situação financeira e ele teve uma boa formação. Primeiro seu pai o matriculou em uma escola alemã para meninos, a Deutsche Knabenschule German, onde ele estudou de 1889 a 1893. Depois Franz continuou seus estudos em uma rigorosa escola secundária, o Altstädter Deutsches Gymnasium, onde ficou de 1893 a 1901.

Em 1901 foi admitido na Deutsche Karl-Ferdinands-Universität, a Universidade Alemã de Praga. Inicialmente ele cursou Química, transferindo-se, depois de duas semanas de aula, para o curso de Direito, recebendo o diploma de conclusão em 1906. Nesse período, como estudante universitário frequentou círculos políticos e literários da comunidade judaica e teve contato com ideias críticas e inconformistas à sociedade da época, com as quais se identificava.

Em 1902 ele conheceria Max Brod, que se tornaria se melhor amigo e seria seu testamenteiro literário. Antes de morrer, Kafka deixou instruções para Brod, para que este destruísse toda sua obra inédita após a sua morte. Brod ignorou esse pedido e, entre 1925 e 1935, publicou a obra de Franz Kafka, o que tornaria o escritor mundialmente famoso.

Após se formar em Direito, ele foi trabalhar em uma companhia de seguro, como inspetor de acidentes de trabalho. Kafka logo mostrou-se um bom profissional, mas vivia insatisfeito pois o tempo gasto no trabalho impedia que ele se dedicasse às atividades literárias da forma como desejava. Esse fato o levou a mudar de emprego, indo trabalhar no Instituto de Seguros por Acidentes de Trabalho no Reino da Boêmia. Apesar de ter dito inúmeras que não gostava de seu trabalho, ele foi promovido com rapidez por conta do bom desempenho profissional. O mais importante para ele é que trabalhava até às 14 horas, ficando com o resto do dia livre para se dedicar aquilo que realmente gostava, à literatura.

Em 1911 ele fundou, junto com seu cunhado Karl Hermann a Prager Asbestwerke Hermann & Co., uma fábrica de amianto, a primeira de Praga. No princípio ele se dedicou ao novo negócio, mas com o tempo o entusiasmo diminuiu e ele voltou-se mais uma vez para a literatura.

Carreira Literária

Em 1904 Kafka escreveu o conto “Descrição de uma Luta”, que mostrou a se amigo Max Brod, que gostou do texto e o incentivou a continuar a escrever. Esse conto seria publicado em 1909.

Sua primeira publicação ocorreu em 1908, na primeira edição do jornal literário Hyperion. Uma reunião de oito contos, chamados de “Contemplação”. Em 1910 começa a rascunhar os seus “Diários”. Dois anos depois, em 1912 Franz Kafka escreveu o conto “O Veredicto”, que aborda a conturbada relação entre pai e filho. O conto seria publicado no mesmo ano, sendo dedicado à Felice Bauer, parente de Brod, de quem Kafka ficou noivo e com quem manteve vasta correspondência.

Ainda em 1912 ele escreveria o conto “A Metamorfose”, que seria publicado três anos depois, em Leipzig, e conta a história de um caixeiro-viajante que acorda um dia e descobre que está se metamorfoseando, transformando-se num inseto monstruoso, algo semelhante a uma barata gigante. Essa seria uma das obras mais conhecidas de Kafka, muitos críticos consideram essa uma obra essencial da ficção do século XX.

Franz Kafka escritor livros literatura contos o mais importante do seculo xx legado literario conteudo atemporal

Entre as principais obras de Franz Kafka, publicadas antes e após a sua morte, podemos destacar:

– Contemplação

– Descrição de uma Luta

– Considerações

– O Veredicto

– O Foguista

– A Metamorfose

– Um Médico Rural

– Na Colônia Penal

– Um Artista da Fome

– Josefina: a cantora ou o povo dos ratos

– O Processo

– O Castelo

– O Desaparecido

– Carta ao Pai

Franz Kafka experimentou uma vida emocional conturbada e difícil, influenciada pela figura dominante de seu pai. Ele se tornou uma pessoa rebelde e distante, que só parecia se sentir feliz longe da presença paterna. Essa relação controversa marcaria profundamente sua obra.

Influência

Franz Kafka pode não ser um dos autores mais citados da história da literatura, mas é reconhecidamente um dos mais influentes da história contemporânea. Muitos autores como os já citados Gabriel García Márquez, Jean-Paul Sartre e Albert Camus, foram influenciados pela obra de Kafka. Além deles outros grandes autores beberam dessa mesma fonte, como Jorge Luis Borges, Eugene Ionesco e J. M. Coetzee, também sofreram a mesma influência.

Em 1999, um comitê formado por acadêmicos, críticos literários e escritores elegeram “O Processo” e “O Castelo” como o segundo e o nono romances mais importantes da língua alemã no século XX, respectivamente.

Vida Pessoal

A vida pessoal de Kafka foi muito conturbada. Ele era o mais velho de seis irmãos. Seus dois homens, Georg e Heinrich morreram ainda crianças. Suas três irmãs Grabriele, “Ellie”; Valerie, “Valli”; e Ottilie, “Ottla”, morreram na Segunda Grande Guerra, vítimas do holocausto nazista.

Como uma criança criada de forma muito severa e sob a forte influência do pai, o autor vivia em conflito interno, “torturado” pelos desejos sexuais. Era mulherengo e frequentou muitos bordéis, ao mesmo tempo em que temia fracassar como homem no momento do sexo. Ele temia que as mulheres o achassem repulsivo, tanto física como mentalmente.

Ele foi noivo duas vezes de Felice Bauer. Noivou uma terceira vez, em 1920, com Julie Wohryzek, uma camareira. Os dois chegaram a alugar um apartamento e marcar a data do casamento, que acabou não ocorrendo. Seu pai era contra o relacionamento por questões religiosas.

A partir de 1920 manteve uma forte relação com a jornalista e escritora tcheca Milena Jesenská, com quem manteve intensa correspondência, que seria publicada mais tarde como “Cartas para Milena”. Depois, em 1923, conheceu a professora Dora Diamant, com quem viveu em Berlim.

Kafka havia sido diagnosticado com tuberculose, em 1917. Nesse período viveu alguns meses com sua irmã Ottla. Mais tarde ele descreveria esse momento como um dos melhores períodos de sua vida.

A tuberculose obrigou Kafka a passar por vários sanatórios em busca de tratamento. Com a piora da doença, em 1924, ele se internou em um sanatório perto de Viena, onde morreria no dia três de junho desse mesmo ano. Seu corpo foi levado para Praga, onde foi enterrado em um cemitério judeu, no bairro de Zizkoy.

Kafka morreu como um desconhecido, mas a decisão de seu amigo Max Brod, de publicar seus escritos após a sua morte, ao invés de destruí-los, como era o desejo de Kafka, fez dele um escritor conhecido e reconhecido como um dos mais influentes do século passado.

Franz Kafka escritor livros literatura contos o mais importante do seculo xx legado literario

Curiosidades

– Após se formar, Kafka passou a trabalhar em uma companhia de seguro. Como esse trabalho deixava pouco tempo livre para que ele se dedicasse à literatura, decidiu mudar de emprego, para um que oferecesse uma jornada de trabalho que lhe desse mais tempo livre;

– Por questões de saúde Franz Kafka tornou-se vegetariano;

– Somente aos 31 anos de idade o autor passou a viver sozinho, mas isso por conta da Primeira Guerra Mundial, quando suas irmãs, já casadas à época, voltaram para a casa da família;

– A turbulenta relação que Kafka possui com seu pai serviu como grande fonte de inspiração para ele em diversas obras;

– Franz Kafka morreu de tuberculose em 1924, deixando instruções para que seu amigo e testamenteiro Max Brod destruísse seus manuscritos não publicados. Felizmente para a literatura Brod não atendeu à vontade de Kafka e, entre 1925 e 1935, publicou toda sua obra inédita.

Frases

Franz Kafka também cunhou diversas frases que se tornaram famosas:

– “Quem possui a habilidade de ver a beleza, nunca envelhece.”;

– “Acreditando apaixonadamente em alguma coisa que ainda não existe, nós a criamos.”;

– “Comece com o que é certo em vez de o que é aceitável.”;

– “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”;

– “Quem procura não acha, mas quem não procura é achado.”;

– “Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.”;

– “De um certo ponto adiante não há volta. Esse é o ponto que deve ser alcançado.”;

– “A literatura é sempre uma expedição à verdade.”

– “Na luta contra o resto do mundo, aconselho-te que te ponhas do lado do resto do mundo.”;

– “A incitação à luta é um dos meios de sedução mais eficazes do mal.”.

Franz Kafka escritor livros literatura contos o mais importante do seculo xx legado literario conteudo atemporal escrita sempre atual

Influência Marcante

Franz Kafka, como muitos outros autores ao longo da história, só adquiriu fama após a sua morte. Para sorte do mundo literário, seu amigo Max Brod não obedeceu ao seu desejo de que sua obra ainda não publicada fosse totalmente destruída após a sua morte. A atitude de Brod permitiu que o mundo pudesse conhecer a obra e o pensamento desse fantástico autor.

A obra de Kafka era complexa, com personagens densos e temáticas ligadas à violência física e psicológica e, também, à alienação. A solidão e a dor são constantes em sua obra, provavelmente fruto da conflituosa relação que teve com seu pai, fruto da rígida criação imposta por este, que acabou tendo uma influência gigantesca em sua obra.

Seu estilo literário foi intensamente estudado, interpretado e discutido ao longo do tempo, sem que muitos conseguissem definir com precisão como enquadrar sua obra do ponto de vista da literatura. A verdade é que Kafka criou uma narrativa que conseguia unir de forma brilhante absurdo, melancolia, desesperança, solidão, dor, tudo isso reunido em obras que demonstravam toda a eloquência de um texto criado por uma pessoa envolta em tantos problemas existenciais.

Sem dúvida a obra de Franz Kafka é um precioso convite à reflexão sobre um mundo em que as pessoas são oprimidas das formas mais diversas. Ler Kafka pode ser complexo, mas é um grande aprendizado.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!