Meus livros, minha trajetória e o mundo do romance policial

Estou de volta, pessoal. Mais uma vez para falar de romances policiais, um tema que me fascina, pois sou um ávido leitor desse tipo de história. Já utilizei esse espaço para falar de vários autores desse estilo literário, provavelmente alguns dos mais importantes da história da literatura como Agatha Christie, Sir Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Raymond Chandler, Rubem Fonseca, Harlan Coben, Georges Simenon, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Maurice Leblanc, Dashiell Hammett, P. D. James, Ruth Rendell e Patricia Highsmith. Juntos eles construíram a trajetória das histórias policiais, desde os primeiros contos de Edgar Allan Poe, considerado o precursor do gênero até os nossos dias.

Muitos outros autores participaram e participam dessa fantástica estrada literária percorrida ao longo de tantos anos. Ainda vou falar de muitos deles, que com toda a certeza não são menos importantes do que os que por aqui já passaram. Mas, nesse texto, quero falar de um autor que já publicou dois romances policiais e tem um terceiro pronto para ser publicado, o que vai acontecer em 2023, basta vocês aguardarem. Quero falar um pouco de mim e dos meus livros. Dividir com vocês um pouco da minha história e dos meus livros. Então vem comigo dar um breve passeio pela história do escritor Carlos Alberto Carvalho.

Carlos

Eu nasci na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de março de 1967. Tive uma infância normal das crianças do subúrbio daquela época jogando bola na rua e participando de muitas brincadeiras com os amigos e amigas da minha idade. Eu também ouvia muito radinho de pilha, para acompanhar os jogos de futebol, naquele período os jogos não eram transmitidos pela televisão com a frequência de hoje. Então a solução era acompanhar pelo rádio a vida e os jogos do seu time de coração. E por falar em time, o meu é Vasco da Gama, depois me diz qual o seu time.

Aqui quero abrir um parêntese para fazer um comentário sobre a magia do rádio e a importância dele em minha formação profissional. Como eu disse, na década de 1970, quando eu era uma criança, não existia TV a cabo, nem canais de esporte, os jogos pela televisão eram poucos e a melhor forma de acompanhar as partidas era por meio do rádio. Eu ficava encantado com o clima criado pelos locutores para a transmissão de uma partida de futebol, e até mesmo de basquete, esporte que adoro. O rádio é mágico e permite que você crie um mundo para o ouvinte, guardando semelhanças com o livro. Esse meu encantamento com o poder do rádio também contribuiu para minha vontade de contar histórias.

Além das muitas brincadeiras, o estudo fez parte da base da minha juventude e da minha formação. Felizmente meus pais sempre fizeram questão que eu e minhas duas irmãs estudássemos. Essa determinação deles foi muito importante para o meu futuro.

Minha relação com a leitura e a vontade de escrever vem do contato com a obra de Agatha Christie. “E não sobrou Nenhum” foi o primeiro livro que li da autora. Na época, final dos anos de 1970, o livro se chamava “O Caso dos Dez Negrinhos”. Publicado em 1939, é o maior sucesso da autora e está na lista dos 10 livros mais vendidos da história da literatura, suas vendas já ultrapassaram a casa dos 100 milhões de exemplares.

Após essa leitura, fiquei encantado com a forma como ela construiu a história e passei a ler Agatha Christie com muita frequência e, também, outros autores de romance policial, pois me apaixonei pelo gênero. Esse contato com o universo do suspense me deixou empolgado e com muita vontade de criar histórias e oferecê-las ao público leitor. Como consequência eu fui estudar jornalismo, profissão que exerço desde 1989. O envolvimento com os estudos e a necessidade de me dedicar à carreira jornalística me fizeram deixar a escrita literária um pouco em segundo plano. Mas, o trabalho como jornalista, lidando diariamente com textos, foi muito útil quando decidir voltar a escrever e publicar minhas histórias, mergulhando na carreira de escritor.

Minha primeira experiência com a publicação de uma obra foi em 2004, quando lancei um livro de contos. Foi uma grande realização, mas faltava algo mais para que eu me sentisse plenamente satisfeito com a vida literária. Eu precisava publicar um romance policial, pois essa era a essência da minha relação com a literatura e foi isso que eu fiz. Eu já tinha duas ideias rascunhadas e trabalhei um bom tempo nelas, construindo meus dois primeiros livros. A primeira publicação de suspense veio em 2009 com “No Silêncio da Noite”.

No Silêncio da Noite

Capa do livro No Silencio da Noite escritor Carlos Carvalho

Esse livro foi lançado durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2009, pela Hama Editora. É uma trama que aborda temas que, muitas vezes, estão em nosso cotidiano como amor, ódio, traição, drogas, alcoolismo e crueldade. A narrativa descreve o descompasso dos membros de uma família de classe média-alta do Rio de Janeiro.

Um casal cujo casamento se arrasta há muito tempo, sem nenhuma perspectiva de melhora, e o difícil relacionamento destes com os filhos. A história conta, ainda, com a presença inoportuna de uma sogra. Dramas familiares muito comuns nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades brasileiras, onde a pressa e a necessidade de ganhar a vida e sobreviver deixam pouco tempo para que os pais possam cuidar de seus filhos.

Em meio a brigas, discussões e agressões, um crime muda o rumo de toda a família, colocando todos como suspeitos da morte. Todos tinham um motivo e cada um deles teve a oportunidade de cometer o assassinato.

Além do enredo policial, o livro apresenta um drama que expõe a fragilidade e as dúvidas do ser humano e as dificuldades de relacionamento que as pessoas muitas vezes enfrentam. Uma realidade que pode atingir qualquer grupo familiar, independente da origem e da classe social.

Uma história envolvente, com um final que surpreende o leitor.

Na época o livro foi bem recebido e obtive um retorno muito interessante, o que me motivou a partir para a segunda aventura, finalizar e publicar um novo romance policial. Foi assim que surgiu “Culpado por Traição”.

Culpado por Traição

Capa do ivro Culpado por Traicao escritor Carlos Carvalho

Essa foi minha segunda experiência na publicação de um romance policial. Esse livro foi lançado em 2012 pelo Editora All Print, também tendo uma boa aceitação dos leitores.

É outra trama densa, que aborda os dramas de uma família que tinha tudo para ser um exemplo de felicidade, mas que acaba por se destruir por conta das fragilidades do ser humano.

A história gira em torno de Rui, um profissional bem-sucedido, com a vida organizada financeiramente, cujo casamento parece perfeito, com uma bela mulher e dois lindos filhos. Ele vive cercado de todo o conforto que o dinheiro pode proporcionar. Além disso, tem uma bela e jovem amante.

Tudo corria às mil maravilhas para Rui, até que sua fogosa amante, Laís, é encontrada morta em um quarto de hotel, assassinada. Não demora para a polícia chegar a Rui e ele se transformar no principal suspeito do crime.

Em meio à investigação um novo assassinato ocorre, ligado ao de Laís, e que torna a trama mais complexa. Enquanto a polícia se esforça para encontrar o culpado, Rui vê sua vida pessoal desmoronar.

Uma trama onde nem tudo é o que parece e em que o limite entre a glória e a ruína é separado por uma linha muito tênue.

O retorno que obtive com esse lançamento também foi muito positivo. Isso aumentou, ainda mais, a minha motivação para continuar escrevendo e publicando minhas histórias. Agora, estou preparando o lançamento do meu terceiro romance policial, “Cartas Marcadas”, obra que já se encontra finalizada e estou na fase de negociação com as editoras.

Cartas Marcadas

Escritor Carlos Carvalho Romances livros lancamento em breve

Essa é mais uma história que também se passa no Rio de Janeiro e envolve sexo, drogas, prostituição e assassinatos.  Uma intrincada mistura de ações que leva o leitor por vários caminhos até que o caso seja resolvido, revelando grandes surpresas. Uma trama que vai prender você até a última linha, tenho certeza.

Por hora não vou falar mais sobre o livro para não estragar a surpresa. Em breve trarei mais informações sobre a história e o lançamento. Aguardem!

O Mistério como a base de tudo

Várias histórias que tenho escrito, ao longo do tempo são policiais, mistérios elaborados de forma a convidar o leitor a participar de uma aventura na caça aos culpados. É um gênero que me fascina e, por isso mesmo, quero escrever e compartilhar com vocês essas aventuras. Em breve, passarei a publicar, aqui no site, contos policiais também de minha autoria. A cada semana vocês terão um novo capítulo da trama. Esse projeto vai se iniciar na próxima semana e o primeiro capítulo do conto “A Morte da Viúva” será publicado aqui no site no dia 23 de janeiro.

Podem estar certos de que muitos outros romances policiais virão. Espero que vocês possam apreciar e opinar sobre o meu trabalho, pois esse feedback é muito importante para qualquer escritor.

Por isso aguardo para ouvir a opinião de vocês sobre “No Silêncio da Noite” e “Culpado por Traição” e, em breve, de “Cartas Marcadas”. Também espero que acompanhem a publicação dos contos e venham interagir comigo, opinando sobre eles.

Fiquem atentos ao site e às minhas redes sociais – @escritorcarloscarvalho no Instagram, Facebook e Tik Tok – pois vou mantê-los informados sobre o lançamento do meu novo livro e de outras publicações que farei aqui no site.

Podem ter certeza de que vocês vão ficar sabendo de tudo, nesse caso, sem nenhum mistério. Venham passear comigo pelo mundo do mistério e do suspense, tenho certeza de que vocês vão gostar muito.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!