O envolvente romance policial do escritor inglês H C Bailey

Vamos falar de romance policial, esse é sempre um assunto prazeroso pois a literatura nos reservou uma imensa quantidade de grandes autores e autoras desse gênero, que até hoje nos encantam com suas histórias mágicas. Muitos alcançaram um patamar muito alto na literatura universal. O autor de quem vamos falar agora está nesse grupo seleto de grandes autores que deixaram uma marca inigualável dentro da literatura e do romance policial.

Hora de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor inglês H. C. Bailey.

Bailey

Henry Christopher Bailey nasceu em Londres, no dia primeiro de fevereiro de 1878. Ele passou sua infância e adolescência em sua cidade natal. Ainda jovem frequentou a City of London School. Mais tarde ele estudaria literatura clássica na Corpus Christie College, da Universidade de Oxford, onde iria se formar, com distinção, em 1901.

Ainda em 1901 foi trabalhar no jornal Daily Telegraph, onde teria uma brilhante carreira, ficando lá até 1946. No jornal trabalhou como redator, crítico literário e foi correspondente de guerra.

Ainda novo, no final do século XIX e início do século XX, começou a escrever seus primeiros romances e contos policiais. Seu primeiro romance foi escrito quando ele ainda estava na faculdade.

Ao longo do tempo publicou vários livros de romance e uma quantidade enorme de contos, principalmente policiais, em diversos jornais e revistas ao longo dos anos. Muitos desses contos seriam reunidos em livros, publicados ao longo da vida de Bailey.

Confira a lista de romances:

– My Lady of Orange – 1901

– Karl of Erbach – 1903

– The Master of Gray – 1903

– Rimingtons – 1904

– Beaujeu – 1905

– Under Castle Walls – 1906

– A Gentleman of Fortune – 1907

– The God of Clay – 1908

– Colonel Greatheart – 1908

– Storm and Treasure – 1910

– The Lonely Lady – 1911

– The Suburban – 1912

– The Sea Captain – 1913

– The Gentleman Adventurer – 1914

– The Highwayman – 1915

– The Gamesters – 1916

– The Young Lovers – 1917

– The Pillar of Fire – 1918

– Barry Leroy – 1919

– His Serene Highness – 1920

– The Fool – 1921

– The Plot – 1922

– The Rebel – 1923

– Knight at Arms – 1924

– The Golden Fleece – 1925

Em seus contos policiais ele criou duas séries com personagens que fizeram muito sucesso. Na primeira ele apresentou o personagem de Reggie Fortune, um médico que ficou conhecido como Sr. Fortune, que vai trabalhar para a Scotland Yard como perito criminal, atuando em casos de homicídio. O outro personagem foi Joshua Clunck um advogado de origem humilde que trabalhava na defesa de criminosos.

Vida pessoal

Bailey nasceu e foi criado em Londres. Em 1908 se casa com Lydia Haden Guest, com quem vai ter duas filhas, Betty Lydia e Mary Dorothy. Além de escritor, Bailey trabalhou boa parte de sua vida como jornalista.

Ele foi um dos fundadores do Detection Club, famoso clube formado em 1930 que reunia os maiores escritores britânicos de romances policiais da época, como Agatha Christie, Dorothy Sayers, Margaret Cole, Anthony Berkeley e Emma Orczy entre outros.

Na década de 1950 ele se aposenta e para de escrever, indo morar no País de Gales, em Llanfairfechen, no norte do país, onde viria a falecer, no dia 24 de março de 1961, aos 83 anos.

Mais um escritor da safra inglesa

H. C. Bailey foi mais um dos grandes autores de romances policiais nascido na Inglaterra, que brilhou na era de ouro da ficção policial. Como muitos de seus conterrâneos criou personagens marcantes e histórias envolventes que lhe renderam a fama de um dos grandes escritores de mistério do seu tempo.

Não há como negar que a Inglaterra foi o grande centro de criação do romance policial, principalmente no final do século XIX e primeira metade do século XX. Eles produziram alguns dos maiores e mais bem sucedidos escritores de romances policiais da história e, com toda a certeza, Henry Christopher Bailey está entre eles, pois sua obra se mantém viva e cativante até os nossos dias.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!