O poeta Homero e a história da Ilíada e da Odisseia

Você acha possível um escritor ser extremamente famoso, ser considerado um dos maiores da história da literatura, ter duas das maiores obras clássicas cuja autoria é atribuída a ele e esse escritor pode até mesmo não ter existido?

Calma, vamos explicar melhor essa história.

Para tanto, vamos falar de um grande autor, Homero, que teria sido um poeta lírico da Grécia Antiga e seria o autor dos incríveis clássicos “Ilíada” e “Odisseia”.

Quem foi Homero?

Por questões de uma certa ausência de provas factuais, existe muita controvérsia sobre existência do poeta Homero. Segundo pesquisas históricas, ele teria vivido no século VIII a. C., tendo nascido provavelmente na cidade de Esmirna, na costa do mar Egeu, na Jônia, atual Turquia.

Segundo diversos historiadores Homero não teria escrito os dois poemas épicos citados acima, mas sim teria compilado as narrativas, ou seja, ele foi o responsável por reunir as histórias que eram narradas oralmente. Não época não havia ainda a tradição escrita e era normal que as aventuras, batalhas e outros feitos fossem passados de geração a geração na forma de narrativa oral. Desta forma, teriam surgido a “Ilíada” e a “Odisseia”, obras que são consideradas como referência da daquela época. Os dois são os poemas épicos mais conhecidos e estudados da Grécia Antiga.

Esses poemas aproximavam os deuses dos homens, em uma racionalização do divino. Por isso ele se transformou em uma das principais fontes informação sobre a mitologia grega. Os Deuses que viviam no Monte Olimpo foram citados pela primeira vez em sua obra.

Vamos conhecer um pouco da história desses dois fantásticos poemas.

Ilíada

A construção do poema gira em torno da Guerra de Troia, travada entre gregos e troianos. É importante frisar que existem estudiosos que questionam a existência de tal conflito, mas o fato é que esse é um dos eventos mais citados na Grécia Antiga.

A história da guerra começa com a morte do Rei de Esparta, Píndaro. Helena, filha do rei, decide se casar com o novo Rei de Esparta, Menelau. Em visita a Esparta, Páris, filho do Rei de Troia Príamo, conhece Helena, se apaixona por ela e decide raptá-la.

Após o rapto de Helena, Agamenon, irmão de Menelau e comandante do exército grego, reúne suas tropas e parte em direção a Troia, com o objetivo de resgatar a esposa de seu irmão e conquistar o palácio do Rei Príamo. Entre seus guerreiros estavam Aquiles e Ulisses.

Ao longo de dez anos de combates, em que as vitórias pontuais alternavam de lado, é frequente a participação dos deuses nas diversas batalhas travadas.

Para finalmente vencer a guerra, os gregos montam uma estratégia, pensada por Ulisses, para invadir e conquistar Troia. Os gregos simulam uma retirada de suas tropas por mar e deixam nos portões de Troia um gigantesco cavalo de madeira, que entraria para a história como o Cavalo de Troia. Dentro do enorme animal de madeira se escondem dezenas de soldados gregos.

Os troianos colocam o cavalo dentro da cidade e, à noite, os soldados gregos deixam o esconderijo, abrem os portões da cidade e permitem a entrada do resto do exército grego. Troia é tomada, incendiada e Helena é levada de volta a Esparta. Alguns historiadores defendem que desse fato teria vindo a frase “presente de grego”.

O poema é composto de 24 cantos e mais de 15 mil versos, dispostos em uma forma métrica conhecida como hexâmetro datílico.

Odisseia

A Odisseia descreve a aventura de Ulisses, em seu retorno a sua terra natal, a ilha de Ítaca, após participar da Guerra de Troia. São dez anos em que o herói, cujo nome grego é Odisseu, vaga perdido pelos mares até encontrar o caminho de volta para Ítaca.

Também são 24 cantos, e mais de 12 mil versos. Os primeiros cantos apresentam a figura de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope, que luta contra os pretendentes que desejam desposar sua mãe, uma vez que Ulisses não retornara da guerra e era considerado por muitos como morto.

A segunda parte do poema descreve as aventuras de Ulisses, vagando pelos mares, em sua tentativa de retornar para casa. Nessa epopeia ele enfrenta a fúria do deus do mar Poseidon que tenta impedir o seu retorno. Ele fica retido na ilha Ogígia, onde havia naufragado, e é acolhido pela ninfa Calipso, que se apaixona por ele e tenta, sem sucesso, seduzi-lo. Após sete anos Zeus envia seu filho Hermes para libertar Ulisses.

A parte final dos cantos narra o retorno de Ulisses, que volta disfarçado de mendigo e planeja sua vingança contra todos que o traíram. Ele luta contra os traidores, vence seus inimigos e retorna ao seu palácio e para Penélope e Telêmaco.

Frases

Mesmo sem ter sua existência efetivamente confirmada, a Homero são atribuídas algumas frases que se eternizaram, confira.

“Na juventude e na beleza a sabedoria é escassa”.


– “A juventude tem um gênio vivo e um juízo débil”.


– “Todo homem sábio ama a esposa que escolheu”.

A beleza das obras

A polêmica sobre a existência de Homero e a autoria de a “Ilíada” e a “Odisseia” existe e, provavelmente, nunca será devidamente elucidada. Por outro lado, uma coisa é certa, os poemas existem a vários séculos e são uma obra de arte da literatura universal.

É claro que todos que gostam de leitura e da literatura prefeririam saber quem foi, com certeza, o autor dessas obras épicas. Gostariam de saber se Homero existiu e como foi sua vida. Mas essa dúvida não diminui o tamanho e a dimensão que os dois poemas alcançaram ao longo do tempo.

Tenha sido Homero o autor dos textos ou o responsável pela compilação deles, o importante que eles estão presentes e disponíveis para todos que apreciam poesia e uma boa leitura. O resto fica para depois!

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!