P. D. James e suas geniais tramas de suspense

A autora é mais uma das grandes escritoras de romances policiais

Vamos de romance policial mais uma vez. É sempre bom ler uma trama de suspense bem estruturada pelo autor, onde as peças vão se encaixando, as opções vão surgindo e você fica buscando descobrir quem é o culpado, até que a verdade é revelada e você se descobre surpreso com o desfecho. É o famoso livro que você começa a ler e não quer parar até descobrir quem é o assassino.

Muitos autores e autoras fizeram sucesso nesse gênero, criando histórias e personagens que marcaram época, por exemplo, quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes, um detetive que se tornou gigante na história da literatura.

Uma autora que atingiu esse patamar, publicando diversos romances policiais, criando um personagem que ficou marcado na história e se transformando em uma das maiores autoridades no gênero foi P. D. James. É dela que vamos falar agora.

P.D.James escritora premiada ganhou titulo de rainha do crime romance policial

Os primeiros tempos

Phyllis Dorothy James nasceu em Oxford, na Inglaterra, em três de agosto de 1920, filha Sidney Victor James, um inspetor de impostos, e de Dorothy Mary James, ela era a mais velha de três irmãos.

P. D. estudou na British School, na cidade de Ludlow. Depois foi para a Cambridge High School, para meninas. Quando ela estava com 14 anos sua mãe foi internada num hospital psiquiátrico, além disso a família começou a enfrentar problemas financeiros e, para completar o quadro, seu pai não era favorável à formação superior para as mulheres. A junção desses fatores fez com que a autora abandonasse os estudos, aos 16 anos, para cuidar de seus irmãos menores, Monica e Edward. Mesmo diante das dificuldades, James não parou de estudar, se tornando uma autodidata.

Para ajudar no sustento da família, P. D. James conseguiu emprego em um escritório e, em seguida, trabalhou no Festival Theatre, em Cambridge.

Em 1941, aos 21 anos, James vai se casar com Ernest Connor Bantry White, que era estudante de medicina. Seu marido foi para a Segunda Grande Guerra, servindo como médico, e, no retorno, começou a apresentar problemas nervosos em função dos traumas da Guerra. Com dificuldade de se reintegrar a vida civil, passou a maior parte do restante de sua vida em hospitais psiquiátricos, sendo diagnosticado com esquizofrenia em 1948. Ernest viria a falecer em 1964. Com o marido internado e duas filhas pequenas, P. D. James trabalhou na administração do hospital onde ele estava e, depois da morte do marido, virou funcionária pública na seção criminal do Departamento de Assuntos Internos do Ministério do Interior, essa experiência na área criminal seria valiosa para a autora, que a usaria em vários de seus livros.

A autora e o marido tiveram duas filhas, Clare e Jane, essa última recebeu o nome em homenagem a Jane Austen, escritora preferida de James.

A literatura

P.D.James escritora premiada ganhou titulo de rainha do crime romance policial detetive livro literatura

Com tantos problemas familiares desde a infância, a carreira literária de P. D. James começaria somente em 1962, com o lançamento de “O Enigma de Sally”, quando ela apresentaria ao mundo Adam Dalgliesh, o Inspetor-Chefe da Scotland Yard. Na época James estava com 42 anos. A estreia foi altamente positiva e a autora emendou uma sequência de lançamentos em que Dalgliesh se consolidaria como um grande protagonista e um dos maiores investigadores da história do romance policial. Seus livros venderam milhares de cópias em todo o mundo.

P. D. James publicou vários romances policiais, principalmente com seu grande personagem, Adam Dalgliesh, mas também lançou títulos de mistério com outra personagem que faria sucesso, a detetive Cordelia Gray. Ainda lançaria outras obras, como  “Morte em Pemberley”, quando ela faz uma homenagem a Jane Austen, utilizando os personagens de “Orgulho e Preconceito”, Elizabeth Bennet e Darci, que, na trama de James se envolvem em uma história de assassinato. Num total foram de mais de duas dezenas de títulos lançados, confira.

Livros de Ficção

Mistérios de Adam Dalgliesh *

– O Enigma de Sally, 1962

– Mente Assassina, 1963

– Causas Nada Naturais, 1967

– Mortalha para uma Enfermeira, 1971

– A Torre Negra, 1975

– Morte de Um Perito, 1977

– Um Gosto Por Morte, 1985

– Devices and Desires, 1990

– Pecado Original, 1994

– Uma Certa Justiça, 1997

– Morte no Seminário, 2001

– Sala De Homicídios, 2003

– O Farol, 2005

– Paciente Particular, 2008

Com Cordelia Gray *

– Uma profissão muito perigosa, 1972

– O Crânio Sob a Pele, 1982

Outros lançamentos

– Sangue Inocente, 1980

– The Children of Men, 1992

– Morte Em Pemberley, 2011

Livros de Não Ficção

– The Maul and the Pear Tree: The Ratcliffe Highway Murders, 1811, 1971, com Thomas A. Critchley

– Time to Be in Earnest: A Fragment of Autobiography, 1999

P.D.James escritora premiada ganhou titulo de rainha do crime romance policial detetive livro melhores premiada ficcao e nao ficcao

– Segredos do Romance Policial, 2009

* tradução dos títulos das editoras

Prêmios

P.D.James escritora premiada ganhou titulo de rainha do crime romance policial detetive livro melhores premiada

A brilhante carreira construída por P. D. James fez com que ela recebesse diversos prêmios literários. Além desses prêmios, em 1983, ela foi condecorada com a ‘Ordem do Império Britânico’ e, também, herdeu o título de a “Nova Rainha do Crime” com a morte de Agatha Christie, em 1976. Confira a lista dos prêmios recebidos pela autora.

– 1971 Best Novel Award, Mystery Writers of America – por Mortalha para uma Enfermeira

– 1971 Crime Writers’ Association (CRA) Macallan Silver Dagger for Fiction – por Mortalha para uma Enfermeira

– 1973 Best Novel Award, Mystery Writers of America – por Uma Profissão muito Perigosa

– 1975 CRA Macallan Silver Dagger for Fiction – por A Torre Negra

– 1986 CRA Macallan Silver Dagger for Fiction – por um Gosto por Morte

– 1986 Mystery Writers of America Best Novel Award – por um Gosto por Morte

– 1987 CRA Cartier Diamond Dagger – prémio pela carreira literária

– 1992 Deo Gloria Award – por The Children of Men

– 1999 Grandmaster Award, Mystery Writers of America

– 2002 WH Smith Literary Award – por Morte no Seminário

– 2005 British Book Awards Crime Thriller of the Year – por Sala de Homicídios

Cinema e televisão

Com o sucesso de seus livros James teve várias de suas obras adaptadas para o cinema e a televisão, sempre com destaque para Adam Dalgliesh. Seus primeiros 10 romances com o policial foram adaptados pela Anglia Television, hoje a ITV Anglia, dona da franquia da ITV para o leste da Inglaterra.

O romance “The Children of men – Filhos da Esperança” ganhou as telas do cinema, estrelado por Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine, com a direção de Alfonso Cuarón. Já “Morte Em Pemberley” ganhou uma adaptação, em três episódios, para a BBC.

Em 2021, sete anos após a sua morte, foi ao ar a série “Dalgliesh”, baseada no personagem e exibida pela Acorn TV, nos Estado Unidos, e no Channel 5, do Reino Unido.

Adam Dalgliesh

P.D.James escritora premiada ganhou titulo de rainha do crime romance policial detetive livro

O romance policial consagrou vários personagens que se tornaram famosos, alguns lendários, como Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Jules Maigret, Philip Marlowe, Sam Spade e outros. P. D. James também ocupou o seu espaço no imaginário do leitor com o Inspetor Adam Dalgliesh. No primeiro livro, “O Enigma de Sally”, ele aparece como detetive-chefe inspetor, mais tarde irá ser promovido ao posto de Comandante da Polícia Metropolitana. James escolheu o nome em homenagem a um professor de inglês da Cambridge High School.

Dalgliesh era um policial astuto, extremamente sério, reservado e moralista. Viúvo, perdera a mulher há muitos anos, durante o trabalho de parto. O detetive possuía uma relação muito forte com sua tia, Jane Dalgliesh, novamente o nome Jane aparece nos livros de James. Além de resolver crimes, o policial escrevia poesia, um detalhe que o difere da maioria dos personagens policiais criados por outros autores.

Ao longo de sua carreira, de 14 livros, Dalgliesh teve vários parceiros na polícia. O mais constante foi o temperamental detetive-chefe inspetor Massingham. Outros como os sargentos Martin e Marterson também estiveram ao lado dele. Ele também trabalhou com a inspetora detetive Kate Miskin. Independentemente de quem fosse sua parceria, Dalgliesh estava sempre pronto a desvendar os mistérios que surgissem.

Grande legado

P. D. James faleceu no dia 27 de novembro de 2014, aos 94 anos. Assim como outros grandes autores de romances policiais, ela deixou sua marca, definindo um estilo e criando personagens mágicos. Felizmente ela deixou uma vasta obra, que foi além da literatura e se espalhou pelo cinema e a televisão.

A autora é, com certeza, mais uma excelente opção para quem gosta de ler, especialmente para os amantes dos romances policiais. Quem gosta do gênero não pode deixar de conferir a sua obra.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!