Patricia Cornwell e seus romances policiais

A vida muitas vezes parece um romance, com dramas, suspense e reviravoltas que nos surpreendem profundamente. O jogo da vida é complexo e, se não formos perseverantes, pode nos derrubar. Esse é o caso da escritora de romances policiais Patricia Cornwell, que precisou vencer muitas adversidades ao longo de sua trajetória.

Ela teve uma infância conturbada, cheia de problemas, e uma juventude confusa, mas sua carreira como escritora de livros de suspense deu para ela um outro rumo para sua vida.

Vamos conhecer um pouco a vida e a obra dessa grande autora de romances policiais, Patricia Cornwell.

Infância e Juventude

Patricia Cornwell, ou na verdade Patricia Carroll Daniels, nasceu no dia nove de junho de 1956, em Miami, nos Estados Unidos. Era a segunda filha do casal Sam Daniels, um advogado, e da secretaria Marilyn Zenner. Seu pai chegou a trabalhar na Suprema Corte dos Estados Unidos, com o juiz Hugo Black.

Seu talento literário parece ser herança familiar, já que ela é descendente da escritora Harriet Beecher Stowe, que foi uma escritora abolicionista que viveu nos Estados Unidos do século XIX.

Patricia teve uma infância confusa e traumática, ela sofreu abuso psicológico do pai, já sua mãe sofria de depressão e precisou passar por algumas internações. Após a separação do casal e o processo depressivo da mãe, a menina ficou ao cuidado de vizinhos e do serviço de assistência social norte americano.

Já na infância ela descobriu o lado ruim da vida de uma criança. Sua adolescência foi marcada pela rebeldia e os problemas com a anorexia, a bulimia, o alcoolismo e a depressão.

Mesmo com todos esses problemas Patricia seguiu em frente e se formou, em 1979, no Davidson College, indo trabalhar, em seguida, no jornal Charlotte Observer, atuando como repórter na área policial da publicação. Sua vivência como repórter terá influência em seu futuro como escritora.

Em 1980 ela se casa com Charles L. Cornwell, que havia sido seu professor no Davidson College. Eles vão se divorciar em 1989, mas ela vai manter o sobrenome, que irá adotar, inclusive, em sua carreira literária. Mais tarde, em 2006, ela se casaria com a professora da Universidade de Harvard, Staci Ann Gruber.

Após escrever uma reportagem sobre prostituição, violência e crimes na cidade de Charlotte, Patricia ganhou um prêmio, o North Caroline Press Association.

No meio da década de 1980 largou o jornal para trabalhar em um gabinete de exames forenses. Nessa fase começou a escrever os primeiros livros de sua carreira. Ela uniu seu conhecimento como repórter policial com a experiência de trabalhar em um gabinete de perícia forense para produzir seus livros.

Literatura

No final dos anos de 1980 Patricia tentou emplacar seus escritos, mas, num primeiro momento, não obteve sucesso. Seu primeiro livro “Postmortem” foi recusado por diversas editoras até ser finalmente publicado.

Nesse primeiro romance policial ela vai apresentar ao público sua personagem mais famosa, a Dra. Kay Scarpetta. Após um tempo o livro emplacou, fazendo grande sucesso e ganhando diversos prêmios. Estava aberto o caminho para Patricia Cornwell, que lançaria mais de uma dezena de livros, todos com muito sucesso, que levaram a autora a vender mais de 100 milhões de exemplares de suas obras, que já foram traduzidas para mais de 120 países.

Confira os principais livros da autora. Vários deles ainda não foram publicados no Brasil.

Patricia Cornwell Kay Escritora Livros Literatura Romance Policial

– Postmortem – 1990 – No Brasil “Post-Mortem” 1995

– Body of Evidence – 1991 – No Brasil “Corpo de Delito” 1995

– All That Remains – 1992 – No Brasil “Restos Mortais” 1997

– Cruel and Unusual – 1993 – No Brasil “Desumano e Degradante” 1996

– The Body Farm – 1994 – No Brasil “Lavoura de Corpos” 1998

– From Potter’s Field – 1995 – No Brasil “Cemitério de Indigentes” 1997

– Cause of Death – 1996 – No Brasil “Causa Mortis” 2000

– Unnatural Exposure – 1997 – No Brasil “Contágio Criminoso” 2001

– Point of Origin – 1998 – No Brasil “Foco Inicial” 2002

– Black Notice – 1999 – No Brasil “Alerta Negro” 2004

– The Last Precinct – 2000 – No Brasil “A Última Delegacia” 2005

– Blow Fly – 2003 – No Brasil “Mosca Varejeira” 2006

– Trace – 2004 – No Brasil “Vestígio” 2008

– Predator – 2005 – No Brasil “Predador” 2009

– Book of the Dead – 2007 – No Brasil “Livro dos Mortos” 2010

– Scarpetta (2008) Scarpetta (2012)

– The Scarpetta Factor – 2009 – No Brasil “O Fator Scarpetta” 2013

– Port Mortuary – 2010 – No Brasil “Necrotério” 2014

– Red Mist – 2011

– The Bone Bed – 2012

– Dust – 2013

– Flesh and Blood: A Scarpetta Novel – 2014

– Depraved Heart – 2015

– Chaos – 2016

Com uma produção extensa e criativa, Patricia Cornwell alcançou destaque na literatura policial, com vários prêmios conquistados ao longo de sua carreira, entre eles, o Edgar, o Anthony, o Creasey, o Macavity e o French Prix Roman d’Aventure.

Assim como vários autores de romance policial, Patricia Cornwell criou sua personagem marcante, a Doutora Kay Scarpetta.

Kay

Kay Scarpetta é formada em medicina e direto e trabalha como médica legista, contra a vontade de sua mãe, chefiando o Departamento de Medicina Legal da polícia da cidade de Richmond, na Virgínia.

A doutora usa sua experiência como médica e a tecnologia forense para investigar e resolver os mais complexos casos de assassinato. Ela é a protagonista de 19 livros da autora e se tornou seu grande e mais conhecido personagem.

Um estilo diferenciado

Patricia Cornwell é uma grande escritora, que criou um estilo diferenciado de histórias policiais. Ela usou sua experiência no gabinete de exames forenses para criar histórias de suspense em que a tecnologia forense é fundamental na solução dos casos. Ela segue o estilo CSI (Crime Scene Investigation).

É um formato diferente do romance policial tradicional, mas mantém a cultura do mistério e do suspense, com uma narrativa intensa e cheia de reviravoltas surpreendentes.

Vale muito a leitura!

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!