Quando a poesia embala e muda uma trajetória. Foi isso que aconteceu com o baiano de Bom Jesus da Serra, Renilson da Silva Novais. Quando estava na antiga sexta série e ouviu uma professora recitar uma poesia na sala de aula, foi o suficiente, amor à primeira vista. “Foi a coisa mais linda que eu já havia visto, a melancolia que ela arrastava nas palavras, a cadência, a forma como puxava a exaltação. Eu senti uma palpitação no peito e o lacrimejar nos olhos, porque de alguma maneira me tocou profundamente.” Define ele, ainda com a sensação fresca na memória.
O tempo passou, hoje ele nem lembra do texto da poesia, mas recorda com muita clareza de todas as sensações causadas por aquele momento, dá forma como uma poesia tinha que ser recitada. Essas sensações o impressionaram e deixaram duas certezas em sua cabeça, uma de que queria ler como sua professora; e a segunda é que queria aprender a escrever poesias.
Hoje Renilson virou adulto e vive em São Paulo. Muita coisa mudou em sua vida, mas o amor pela literatura, em especial pela poesia, permanece o mesmo, como se estive ouvindo, ainda hoje, a professora recitar aquela poesia. Também mantém uma relação íntima com a leitura, “é uma das coisas que mais gosto, porque me mantém inspirado. Eu sempre vi os livros como a base de tudo, por que ao mesmo tempo em que você tem um ponto de fuga, tem também as inspirações constantes. E a possibilidade de dar a volta ao mundo sem sair da poltrona é ótima.”, define ele. Sua leitura é eclética, obviamente um poeta é sua referência, Vinícius de Moraes. Mas ele também aprecia a leitura das obras de Sidney Sheldon, Ken Follett e George R. R. Martin.
Uma coisa acabou levando a outra, a leitura levou à escrita e Renilson começou a escrever suas poesias e compartilhá-las somente com os amigos mais próximos, até que uma amiga o convenceu de que o mundo precisava conhecer o seu trabalho. Então, surgiu a página no Instagram para compartilhar com o mundo seu talento e seus sentimentos, pois poesia é, acima de tudo, sentimento. Para esse fã de Vinícius de Moraes, “ele é unânime com um arsenal bélico de palavras sábias e inspiradoras”, a melancolia é uma das principais fontes de inspiração para a poesia, apesar de não ser a única. As paixões, por exemplo, são outra rica fonte de inspiração para ele.
“Digamos que eu tive muitas paixões. E em todas, sempre me entreguei de corpo e alma. Elas sempre foram muito intensas, mas se algo dava errado, a tristeza e a melancolia tomavam conta de mim. Essas poesias ligadas ao sentimentalismo profundo foram a maneira que encontrei para colocar para fora o modo como as coisas funcionavam para mim. Confesso que são os versos que me aliviam do peso desse negócio de amar.”
Mas o amor não é a única temática explorada em sua poesia. Elas levam muitas características de Renilson e fazem com que ele se sinta, muitas vezes, de alma nua. Em geral, elas surgem quando ele está encantado com algo. Mas também consegue cria-las mesmo sem esse encantamento, basta achar a inspiração, que pode vir de qualquer coisa!
A melancolia é outro grande fator de inspiração para as poesias de Renilson. Mas, nesse caso é algo mais maleável para ele, que só trabalha com a melancolia quando o texto que está escrevendo comporta.
Ele ainda não publicou um livro, mas está quase lá. Já tem todo o material reunido, faltando definir alguns detalhes e, é claro, aguardando encontrar uma boa editora.
Mas nosso amigo escritor está ampliando seu espaço de atuação. Agora está trabalhando em um romance. Ele se deu um prazo de ano e meio para concluir o livro, estamos aguardando o desfecho dessa história. O importante é que Renilson vai continuar trabalhando e compartilhando seus escritos, como dá primeira vez que criou uma história. “Quando eu tinha uns 10 para 11 anos, período em que eu ainda morava na Bahia, tínhamos o costume de nos reunirmos na calçada, para contar histórias e jogar conversa fora. Numa dessas conversas eu criei um conto de terror.” A história foi tão boa que a brincadeira foi cancelada depois que alguns pais reclamaram com a sua avó que ele estava assustando as demais crianças com suas narrativas.
Ainda bem que somente aquelas histórias foram proibidas e hoje Renilson pode continuar criando suas poesias e escrevendo romances. Para saber mais sobre o trabalho dele, é só dar uma conferida no perfil no Instagram @poesiaelirios e conferir os textos do nosso poeta e romancista.