9 – Na Delegacia
À tarde Ricardo e Nando se encontraram na delegacia, era hora de juntar as informações obtidas ao longo do dia.
– Então, conseguiu muita coisa? – perguntou Ricardo.
– Acredito que sim. Conversei com o irmão e a ex-mulher e descobri pelo menos duas coisas bem importantes. – relatou Nando.
– O que? – indagou Ricardo.
– A ex-mulher sabe que o Gustavo era gay. Na verdade, a separação deles se deu porque ela pegou o marido com outro homem.
– Aí é complicado. – observou Ricardo.
– Muito. Eles ficaram sem se falar por um bom tempo, depois a relação melhorou um pouco. Mas ela disse que nada sabe sobre a vida dele depois da separação.
– Considerando como as coisas aconteceram, isso faz sentido. – observou Ricardo. – O que mais descobriu?
– Que o irmão dele está mentindo para nós.
– Explica.
– Eu estive com ele antes de conversar com a ex-mulher. Ele em momento algum admitiu saber sobre o motivo da separação do irmão, nem do fato de que ele era gay. Quando perguntei se ele sabia para quem entregaram os pertences do Gustavo e ele disse que não sabia. Pois bem, a ex-mulher do Gustavo disse que os pertences foram entregues para ele, Guilherme. Ela disse, também, que o Gustavo contou para o irmão sobre a homossexualidade e que o Coronel o escorraçou, o que ele não mencionou em nossa conversa
– É, com certeza alguém está mentindo nessa história e acho que não é só o coronel não. – falou Ricardo – Ela disse que os pertences dele foram entregues ao irmão, mas a pessoa do RH da empresa me disse que enviaram as coisas para ela. Que falaram com o irmão e ele disse para mandarem para a ex-mulher e assim eles fizeram.
– Interessante. O que pode ter de tão importante nesse material para eles mentirem sobre ele?
– Não sei, mas vamos ter que voltar conversar com a ex-mulher para esclarecer esse ponto. – concluiu Ricardo.
– Sim. E vamos ter que perguntar ao coronel por que ele não falou que sabia sobre a homossexualidade do irmão e a briga que eles tiveram. – avaliou Nando – E o que mais você descobriu no trabalho dele?
– Consegui conversar com a tal Lena. No começo ela negou que soubesse algo, mas quando mostrei o e-mail ela acabou admitindo. Por ser muito religiosa, ela condenou a atitude dele quando ele revelou que era gay. Vamos ter que verificar até que ponto foi essa condenação. Ela disse que o Gustavo falou sobre a chantagem mas não deu nomes.
– E as outras pessoas do trabalho?
– Até agora consegui pouco. A mulher do RH ficou de fazer um levantamento das mensagens que Gustavo trocou com os colegas de trabalho nos últimos tempos. Vamos ver se disso aí sai algo interessante. Se aparece mais alguém na história. Por enquanto temos pouco do trabalho.
– Vamos aguardar essas mensagens para ver. Enquanto isso acho que precisamos voltar a conversar com o irmão e a ex-mulher do Gustavo para esclarecer esses pontos divergentes. – colocou Nando.
– É o melhor que temos a fazer no momento. Acho que amanhã podemos fazer essas duas visitas enquanto aguardamos as informações da empresa. – concordou Ricardo – Vamos lá repassar as informações para o Delegado.
Os dois foram até a sala do Delegado Luciano e repassaram tudo o que tinham conseguido levantar até o momento.
– Tudo bem, sigam em frente. Conversem com o irmão e a ex-mulher. Ricardo, fique atento ao que vão nos enviar lá da empresa. Eles podem tentar ocultar informações que sejam comprometedoras para eles. Vamos ficar preparados para o caso de precisarmos realizar uma perícia no equipamento do Gustavo e em outros computadores da empresa.
– É verdade. – concordou Ricardo – Eles podem aproveitar esse espaço de tempo para destruir provas. Vamos ficar atentos a isso. Amanhã, depois que conversarmos com o irmão e a ex-mulher vamos até a empresa para ver se eles já separaram o material. Vamos pressionar um pouco essa turma.
– Ótimo, façam isso. Se sentirem que eles estão tentando ocultar informações, me avisem imediatamente que entramos com um pedido de busca e apreensão dos computadores. – colocou Luciano.
– Pode deixar, Delegado. Vamos ficar atentos e agir rápido. – falou Ricardo.
Os dois policiais se despediram do Delegado e combinaram como seria o dia seguinte antes de irem para casa.