Tess Gerritsen e os romances policiais

Vamos falar de romance policial? Então vamos nessa. Hora de conversar sobre histórias de mistério e suspense e de mais uma grande autora do gênero. Nesse texto vamos conhecer a vida e a obra de mais uma bela escritora de romances policiais, que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares de seus livros e já foi traduzida para mais de 30 línguas em vários países.

Vamos falar da autora Tess Gerritsen.

Tess

Tess Gerritsen, na verdade, foi um pseudônimo adotado pela escritora, que se chama Terry Tom, nascida em 12 de junho de 1953, nos Estados Unidos. Ela é filha de imigrantes chineses, seu pai era chef de cozinha.

Desde nova ela mostrava interesse pelos romances policiais, era uma grande fã da séria americana de drama e suspense “Nancy Drew”. Diante desta fascinação pelo mistério, ela decidiu que iria escrever suas próprias histórias de mistério.

Ela decidiu que iria ser escritora, mas a família era reticente em relação à decisão da jovem, pois temia pelo sucesso da empreitada, principalmente a longo prazo, preferiam uma profissão mais tradicional. Diante destas questões, inicialmente Tess seguiu por outros caminhos.

Como amante das histórias de mistério era ela fascinada pelo comportamento humano. Em razão disso ela foi para a Universidade de Stanford estudar antropologia, onde se formou em 1975. Na sequência ela estudou medicina na Universidade da California, concluindo o curso em 1979.

Logo depois ela se casou com o também médico Jacob Gerritsen, e foi morar em Honolulu, no Havaí, onde vivia a família de seu marido, iniciando sua carreira de médica.

Mesmo vivendo da medicina, Tess nunca abandonou a ideia de escrever.

Literatura

Nos anos de 1980, quando estava em licença maternidade ela decidiu partir para a prática em relação a ideia da carreira de escritora. Ela escreveu um conto, “Sobre a escolha da semente certa do crack” e participou do concurso de uma revista local, a Honolulu Magazine. Tess conquistou o primeiro lugar no concurso e um prêmio de US$ 500. Começava aí sua trajetória como autora de livros.

Os dois primeiros romances escritos por ela, entre 1985 e 1986, permaneceram inéditos. Na sequência, ainda em 1986, ela escreveria “Call After Midnight” (Chamada depois da meia-noite), que seria lançado em 1987.

Os primeiros livros publicados por Tess eram romances. Em 1995 ela lança seu primeiro romance policial, “Harvest” (Colheita Macabra), baseado em fatos reais, inspirados na narrativa de um detetive aposentado, que havia viajado pela Rússia e relatou o desaparecimento de jovens órfãos em Moscou. Segundo o detetive, a suspeita da polícia russa era de que as crianças eram usadas para tráfico de órgãos.

Esse livro foi um grande sucesso, figurando na lista dos mais vendidos do New York Times. Na sequência Tess lançaria vários outros romances policiais na mesma linha, confira a bibliografia da autora:

Tess Gerritsen Escritora Romance Policial Livro

– Amante da aventura – 1985

– A Máscara do Amor – 1986

– Chamada depois da meia-noite – 1987

– Sob a Faca -1990

– Nunca Diga Morrer – 1992

– Denunciante – 1992

– Presumido culpado – 1993

– Garota Desaparecida – 1994

– Guardião da Noiva – 1996

– Colheita Macabra – 1996

– Suporte de vida – 1997

– Corrente sanguínea – 1998

– Gravidade – 1999

– Momento Perfeito – 2001

– Assassinato e Caos – 2006

– O Jardim dos Ossos – 2007

– Madame X – 2008

– Brincando com Fogo – 2015

– A Forma da Noite – 2019

– Escolha-me – 2021

Série Rizzoli & Isles

– The Surgeon – 2001 – com a detetive Jane Rizzoli

– O Dominador – 2002 – com a médica legista Dra. Maura Isles

– O Pecador – 2003

– Corpo duplo – 2004

– Desaparecer – 2005

– O Clube Mephisto – 2006

– The Keepsake – 2008

– Ice Cold – 2010

– Freaks (conto, 2011)

– The Silent Girl – 2011

– John Doe – 2012

– Last To Die – 2012

– Morrer de Novo – 2014

– Eu sei um segredo – 2017

– Ouça-me – 2022

Em 2001, a autora publicou “The Surgeon”, em que surge a detetive Jane Rizzoli. Essa história serviria de base para a criação de uma série para a televisão, que incluiria também a Dra. Maura Isles, que apareceria no livro seguinte da autora, “O Dominador”. A série “Rizzoli & Isles” fez muito sucesso e ganhou várias temporadas.

Diante do sucesso alcançado, Tess Gerritsen abandonou a medicina para se dedicar exclusivamente à carreira de escritora, seu sonho de infância estava definitivamente concretizado.

Curiosidades

– Além de escritora Tess Gerritsen é uma ótima violinista;

– Tess dedicou o livro “Last to Die” (A Última Vítima) à sua mãe, Ruby Jui Tom, falecida em 2012;

– Aos sete anos escreveu sua primeira história, sobre seu gato que havia morrido. Ela mesma conta que costurou as páginas com agulha e linha;

– A autora fez sucesso ao longo das décadas de 1980 e 1990, mas o surgimento da dupla Jane e Maura foi responsável pela consagração Tess Gerritsen como escritora;

– Certa ocasião Tess e o marido Jacob estavam na África do Sul para o lançamento de um livro da autora e participaram de um safári. Os dois ficaram frente a frente com um leopardo, mas foram protegidos pelo guia da expedição. A experiência assustadora serviu de inspiração para o livro “Die Again” (O Predador).

Thrillers de suspense

Tess é mais uma das grandes escritoras de romances policiais que conhecemos, criando histórias tão envolventes quanto misteriosas. Foi responsável, também, pelo surgimento de duas personagens que já fazem parte da literatura policial, Jane Rizzoli e Maura Isles.

Ela soube utilizar, de forma magistral, sua experiência como médica em suas narrativas de suspense.

Tivesse seguido a vontade de seus pais teria sido antropóloga ou continuaria na medicina, que exerceu com grande competência por muitos anos.

Felizmente para os leitores, Tess Gerritsen não desistiu de seus ideais e conseguiu realizar seu sonho de infância, tornando-se uma escritora, uma ótima criadora de romances policiais.

Todos nós ganhamos com isso!

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!