Pessoal, hoje estou escrevendo esse artigo para dividir uma grande alegria com vocês, o primeiro “aniversário de vida” do meu site. No dia 15 de setembro de 2021 o site www.escritorcarloscarvalho.com.br passou a funcionar, realizando um sonho meu, de estar aqui, com vocês, falando de cultura, especialmente de literatura. Isso se tornou uma bela e gostosa realidade.
A ideia do site surgiu de uma vontade de falar de literatura e, ao mesmo tempo, divulgar meu trabalho como escritor. Quem trabalha com a escrita, no Brasil, sabe como é difícil se fazer conhecido. Nem sempre você encontra as portas abertas para poder colocar seu nome para os leitores. Por isso, decidi abraçar o desafio de fazer a minha própria divulgação.
Na medida em que eu pensava no assunto e ia amadurecendo a ideia, fui percebendo que eu queria muito mais do que falar dos meus textos, dos meus livros. Cheguei à conclusão que queria, e deveria, falar de literatura de uma forma mais ampla. Tá bom, mas como? Essa foi minha primeira dúvida. Por um bom tempo fiquei pensando sobre o assunto. A conclusão a que cheguei era que para falar do meu trabalho precisaria falar da literatura como um todo. Mais do que isso, falar de cultura, de arte.

A decisão estava tomada, queria falar de cultura, com foco maior na literatura, e era isso que eu iria fazer. Decisão tomada, mãos à obra. A melhor forma que encontrei para avançar nesse projeto foi investir no site e nas redes sociais. Primeiro comecei a trabalhar com as redes sociais, Facebook e Instagram, criando perfis de escritor e falando sobre literatura e outras manifestações artísticas.
Com a sequência de postagens e o crescimento desse trabalho nas redes sociais, comecei a amadurecer a ideia da criação do site. Foram aproximadamente 18 meses de trabalho, desenvolvendo textos, testando layouts, cores, definindo assuntos a serem abordados. Um grande trabalho de criação.
A decisão era falar de cultura, criando um espaço onde a literatura fosse o grande destaque. Para isso era preciso falar dos grandes clássicos da literatura. Como criar um site sobre literatura e não falar de William Shakespeare, Dante Alighieri, Gabriel García Márquez, Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Fiodor Dostoiévski, Clarice Lispector, Antoine de Saint-Exupéry e muitos outros. Falar desses verdadeiros “monstros” sagrados da literatura, de suas obras, e reverenciar aqueles que pavimentaram, de forma tão brilhante, essa estrada que hoje posso percorrer. Eles teriam que ter um merecido lugar de destaque nesse empreendimento.
Pensei também nos grandes poetas. A poesia é fantástica, nos faz viajar de uma maneira muito especial. Admiro muito as pessoas que têm a capacidade de exprimir sentimentos tão belos, fortes e diversos em frases perfeitamente encaixadas, com harmonia, sutileza e brilhantismo. Então, decidi que deveria ter um espaço reservado para a poesia. Decidido, vamos falar dos grandes poetas da história da literatura. E assim tem sido, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Manoel Bandeira, Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar, Cora Coralina e muitos outros que ainda virão. Abrir o espaço para falar desses gênios era mais do que necessário, assim foi feito.

Queria falar também dos livros que já li ao longo da minha vida. Afinal, a literatura se faz com a escrita, mas também com a leitura. São as memórias que guardamos dos livros que lemos, que marcaram nossas vidas e nos fizeram viajar a mundos que nos são oferecidos pelos autores. Abri mais um espaço para as dicas de leitura, onde posso compartilhar com vocês a minha experiência como leitor, deixando aqui dicas dos mais variados tipos de leitura, de livros que li e gostei.
Uma coisa interessante é que fazendo esse tipo de trabalho você tem a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada grandes autores e travar contato com outros que você não conhecia ou nunca havia lido. Isso tem sido gratificante.
Percebi que falar de autores consagrados e suas obras era importante, mas também que era fundamental abrir espaço para tantas e tantas pessoas talentosas que existem nesse país e que não encontram espaço para divulgar seu trabalho da melhor forma possível. Decidi falar dos “Novos Talentos”, para que os amigos escritores, poetas e artistas de uma forma geral, como desenhistas, músicos, e outros pudessem estar divulgando seu trabalho. E, com essa inciativa, posso dizer que já tive a satisfação de conhecer muitas pessoas talentosas. Estou experimentando uma grande alegria de poder atuar junto a esse grupo de pessoas talentosas que, como eu, lutam para divulgar o seu trabalho.
É claro que, no meu site, não poderia faltar um espaço para os romances policiais. Afinal, a essência do meu trabalho literário vem dessa fonte, então ela precisava, com toda a certeza, ter um destaque especial nessa empreitada. Quem acompanha o meu trabalho sabe que meu interesse pela literatura e pela escrita começou, há muitos anos, com os livros de Agatha Christie. A leitura de um livro dela despertou em mim a vontade de escrever e contar histórias para as pessoas. Essa vontade foi crescendo ao longo do tempo, assim como aumentou a minha vontade de ler, em especial romances policiais. Além da “Dama do Crime” vários autores do gênero estiveram presentes na minha vida, como Sir Arthur Conan Doyle, Raymond Chandler, Rubem Fonseca, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Edgar Allan Poe, Harlan Coben, Dashiel Hammet, Georges Simenon, Mauruce Leblanc e outros tantos. Ao longo do tempo caminhamos lado a lado, eu e os romances policiais. Esse era um espaço que precisava existir no site, sem dúvida.
Ao longo do tempo percebi que precisava ampliar alguns horizontes. É muito bom divulgar o meu trabalho e poder falar de literatura, mas notei que precisava ter, além dos meus textos e das minhas opiniões, o relato e os ensinamentos de outras pessoas. Por essa razão criei o espaço para o autor convidado, onde semanalmente recebo uma pessoa para estar publicando um artigo no site, contando suas experiências, tanto de vida e como profissionais, principalmente às relacionadas com a literatura. Ter disponibilizado esse espaço para os meus convidados têm me deixado muito feliz, pois tenho tido a oportunidade de aprender com as pessoas maravilhosas que por aqui estão passando. Deixo aqui meu agradecimento a cada uma delas.

Nesse primeiro ano 70 textos foram publicados no site, sempre com um conteúdo relevante para a literatura, isso me deixa muito feliz. Mas é claro que só foi possível com muito trabalho e dedicação das pessoas envolvidas nesse projeto. Por isso quero deixar um agradecimento muito especial à minha esposa Cristiane, responsável pelas imagens do site, e pelo apoio de sempre. Preciso agradecer à empresa On Off You, na pessoa do Magdiel Libini, responsável pela criação do site e por todo o suporte para que ele permaneça funcionando, além de cuidar das campanhas de divulgação. Uma dupla que está desde o início desse projeto ao meu lado, me ajudando a evoluir.
Não poderia deixar de lembrar você, leitor(a), que tem estado comigo nessa caminhada, vindo até aqui, lendo os textos, deixando seus comentários, suas curtidas, enfim, participando desse projeto, que um dia foi meu, mas hoje percebo que já é nosso. Que eu possa continuar proporcionando a todos vocês uma boa leitura, hoje e sempre.
Quero deixar um beijo para meu filho Murilo, sempre uma inspiração e a todos os meus familiares, minha mãe, minhas irmãs, meus sobrinhos e amigos que me apoiaram nesse projeto.

Espero que esse seja o primeiro de muitos anos desse empreendimento que tanto tem me orgulhado. Muito obrigado a todos que de alguma forma participaram desse sonho e espero que vocês tenham boa leitura aqui.
Viva a literatura! Viva a Cultura!