Vamos nós de dica de leitura e, desta vez, com um romance policial muito interessante e que desafia o leitor a desvendá-lo, “O Mistério da Cruz Egípcia”, de Ellery Queen, um ótimo livro para quem gosta de desvendar um intrincado quebra-cabeça cheio de suspense.
Para quem não conhece o autor, na verdade Ellery Queen é o pseudônimo usado por dois primos, Frederic Dannay e Manfred B. Lee. Como Queen eles escreveram dezenas de obras policiais, tendo como personagem principal o detetive batizado com o pseudônimo dos autores, Ellery Queen, que está presente neste romance.
O Livro
A história já começa quente, com uma morte logo no início da narrativa. Bem no dia de Natal, na pequena cidade de Arroyo, nos Estados Unidos, um professor é encontrado morto, ele teve a cabeça decepada e o corpo pregado em uma estrutura com o formato de um “T”, como se fosse em uma cruz. Um crime bárbaro que assunta toda a cidade. Com um detalhe, a cabeça não foi encontrada.
Quem aparece para acompanhar a investigação é Ellery Queen. Ele assiste ao inquérito, mas não existem provas e as evidências são mínimas e inconclusivas.
Diante dessa situação, Ellery retorna para Nova York decepcionado pois a investigação não levou a lugar algum. Seis meses depois um novo assassinato, com as mesmas características, acontece, agora em Long Island.
Desta vez Ellery se depara com o assassinato de um homem de negócios muito rico. A forma de matar foi a mesma, um corpo, sem cabeça, pregado em uma espécie de cruz, mas as vítimas eram pessoas totalmente diferentes. O primeiro um professor solitário, sem parentes. O segundo um empresário bem-sucedido, com mulher e uma enteada. Em comum apenas o fato de ambos serem imigrantes.
A nova investigação acaba por levar a uma relação com o caso anterior. Eles descobrem que os dois homens eram irmãos, oriundos de Montenegro, uma das repúblicas da antiga Iugoslávia.
Quem surge na história, então, é o sócio de Thomas Brad, o segundo morto. Logo Ellery e os demais ficam sabendo que essa pessoa, Stephen Megara, é, na verdade, irmão não só de Thomas, mas também de Andrew Van, o professor assassinado. Tudo leva a crer que se trata de uma vingança, por briga de famílias rivais em Montenegro.
O terceiro irmão, Stephen, também é morto da mesma forma que os outros dois, desafiando a lógica da polícia. Ellery Queen, atordoado e inquieto com a situação segue na busca até encontrar o caminho que o levará ao assassino.
Essa busca vai se transformar em uma verdadeira “caçada” por vários Estados e cidades norte americanas, até que a verdade seja revelada e Ellery Queen saia vitorioso nesse confronto.
Uma bela trama
A história criada por Ellery Queen, ou Frederic e Manfred, é extremamente bem construída, com muito mistério, ação e algumas doses de bom humor, apesar do grotesco dos assassinatos.
“O Mistério da Cruz Egípcia” é um autêntico representante do gênero policial. Como este, Ellery Queen nos ofereceu muitas outras obras de boa qualidade.
Essa é uma leitura obrigatória para os amantes de romances policiais.