A literatura e a incrível obra de Johann Wolfgang von Goethe

Vamos conhecer mais um grande clássico da literatura universal, falando de um autor que foi uma das figuras mais importantes do romantismo europeu dos séculos XVIII e XIX. Além disso, ele foi um dos maiores expoentes da literatura alemã. Hora de conhecer um pouco da vida e da obra de Goethe.

A juventude

Nascido em Frankfurt, na Alemanha, em 28 de agosto de 1749, Johann Wolfgang von Goethe era o primogênito do casal Johann Casper Goethe e de Catharina Elisabeth Textor Goethe.

Seu pai era um homem culto, de muitas posses, advogado que vivia de sua fortuna. Sua mãe também pertencia a uma família de classe alta, igualmente de situação financeira privilegiada. Goethe era o filho mais velho do casal.

O menino foi educado primeiro por seu pai, depois por professores e tutores contratados para cuidar e ensinar tanto Goethe como sua irmã. Sua educação foi rígida e muito ampla, além dos estudos tradicionais ele teve aulas de desenho, piano, dança, equitação, religião e de vários idiomas como inglês, italiano, francês, latim e grego.

A literatura também esteve presente em sua vida desde a infância, quando sua mãe contava histórias para seus filhos. A família possuía uma biblioteca que somava mais de dois mil exemplares, todos à disposição de Goethe e de sua irmã.

Seu pai queria que o jovem Goethe também se tornasse advogado e, para tanto, o mandou para a Faculdade de Leipzig para estudar direito. Mas o jovem rapaz não mostrava muito interesse pelo direito, preferindo as aulas de desenho. Vivendo na cidade de Leipzig Goethe era grande frequentador dos teatros e das noites boêmias da cidade.

Ele retorna à casa dos pais em 1768 para tratar de sua saúde que se encontrava debilitada por conta de uma doença pulmonar. Em 1770, já melhor de saúde, ele vai para Estrasburgo concluir seus estudos, agora com maior interesse. Em 1772, se forma na Faculdade de Direito. Ele chega a estagiar em um tribunal na cidade de Wetzlar, mas seu objetivo era mesmo a literatura.

Goethe, aproveitando o período de convalescência na casa de seus pais, já vinha trabalhando com empenho em sua carreira literária, escrevendo suas primeiras obras. Em 1768 ele escreveria sua primeira peça de teatro, “Capricho da Amante”.

Seu primeiro romance, “Os sofrimentos do jovem Werther”, é publicado em 1774, o livro tem uma ótima recepção por parte do público e da crítica e torna o autor conhecido por toda a Europa.

Confira a produção literária de Goethe.

* Peças de Teatro

– Capricho da amante – 1768

– Os cúmplices – 1769

– Götz von Berlichingen da mão de ferro – 1771

– Clavigo – 1774

– Fausto Zero – 1775

– Stella – 1775

– Egmont – 1775

– Ifigênia em Táuride – 1779

– Torquato Tasso – 1780

– Filha natural – 1803

– Fausto I – 1806

– Fausto II – 1832

* Romances

– Os sofrimentos do jovem Werther – 1774

– Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister – 1796

– As afinidades eletivas – 1809

– Novela 1827

* Epopeias/poemas épicos

– Reineke-Raposo – 1793

– Hermann e Doroteia – 1797

* Poesia

– Divã ocidento-oriental – 1819

Fausto

A grande e mais famosa obra de Goethe é a peça de teatro “Fausto”, que logo se tornaria referência na Alemanha e conquistaria todo o mundo. Na peça Goethe descreve os limites da honestidade humana diante do poder e da ambição. Na peça o diabo, Mefistófeles, em conversa com Deus, afirma que todo ser humano tem seu preço. Para provar sua teoria Mefistófeles pega Fausto, um homem de honestidade exemplar, e promete satisfazer todos os seus desenhos se ele, em troca, oferecer sua alma ao diabo após a sua morte.

Fausto aceita o pacto com o diabo que, por meio de uma feiticeira faz o protagonista se tornar jovem novamente. Fausto se apaixona pela jovem, Margarida, e consegue conquistá-la por meio da interferência de Mefistófeles, fruto do acordo entre eles. 

O enredo traz uma sequência de tragédias, com Fausto matando a mãe e o irmão de Margarida. Depois Margarida afoga o filho que teve com Fausto e é presa, recusando a ajuda de Fausto.

Ao final ele não resiste a todo o drama e se arrepende do pacto firmado. Após sua morte o diabo quer sua alma, mas não consegue levá-la, sendo impedido por anjos.

Fausto é considerado uma das mais genais obras da dramaturgia mundial. Além dela, Goethe escreveu muitas outras peças, romances e poesias. Confira trechos do poema “Rei dos Elfos”, um dos mais conhecidos do escritor.

Rei dos elfos

Quem tão tarde cavalga, pela noite e vento?

O pai, que seu filho, abraça ao peito,

Segura bem firme o menino

E seu abraço o protege do frio,

“Meu filho, teu rosto escondes aflito?”

“Não vês, meu pai, o Rei dos Elfos acaso?

O Rei dos Elfos, de coroa e rabo?”

“Meu filho, é só uma nuvem ao largo”

[…]

“Bom rapaz, comigo queres vir?

Minhas filhas irão te velar,

À noite, o Reno fazem seguir,

A te embalar, vão cantar e dançar”

[…]

“Amo tua graça e me excitam tuas formas;

mas se por bem não quer, então é pela força!”

“Meu pai, meu pai, ele agora me pegou,

O Rei dos Elfos me machucou!”

Galopa no horror o pai velozmente,

Abraça ao peito a criança gemente.

Com ânsia e pressa alcança a vila.

Tinha nos braços o filho sem vida.

Outros trabalhos

Goethe se imortalizou como escritor, por meio de suas mais diversas e ricas obras. Contudo, ele também foi um grande estudioso das ciências naturais, notadamente no campo da morfologia e no estudo da teoria das cores. Ele foi um grande colecionador de minerais, possuindo um acervo de mais 17 mil amostras de rochas.

Vida Pessoal

A vida pessoal de Goethe teve seus altos e baixos. Em 1772 ele vai morar na cidade de Wetzlar, por recomendação do pai. Lá ele conhece Charlotte Buff, noiva de um de seus colegas, Johann Christian Kestner. Goethe vai se apaixonar perdidamente por Charlotte, o que, naquela época, configurava um escândalo, fazendo com que ele deixasse Wetzlar.

Em 1780 Johann Goethe passa a fazer parte da sociedade secreta dos Illuminati. No ano de 1781 ele retorna à cidade de Weimar, quando tem um caso amoroso com Christiane Volpius, com quem vai ter um filho, August, em 1789. Depois de algum tempo, em 1806, ele se casa com Christiane, que viria a falecer em 1816.

No ano de 1790 Goethe é nomeado para o cargo de Ministro da Educação e Cultura de Weimar. Nesta mesma cidade o escritor Johann Goethe viria a falecer, em 22 de março de 1832, aos 82 anos.

Frases

– “Os pobres nunca suspeitam do diabo, mesmo que ele os segure pela garganta.”

– “Aquele que sabe aproveitar o momento, esse é o sábio.”

– “Qualquer homem que anda pode se perder.”

– “Confie em si mesmo e saberá viver.”

– “Uma vida inútil é uma morte antecipada.”

Um gênio da literatura

Johann Wolfgang von Goethe é considerado um dos maiores escritores da Alemanha e do mundo. Sua obra venceu o tempo e permanece atual. Ao longo dos anos sua obra vai influenciar diversos autores por todo o mundo. No Brasil sua influência pode ser percebida na obra de escritores como Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Todo amante da literatura precisa conhecer, pelo menos em parte, a obra literária de Johann Goethe.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!