Dica de Leitura, o romance policial “O Jogo do Assassino”

Chegou a hora de mais uma interessante dica de leitura. Vamos falar, agora, de um belo romance policial, escrito por uma das Rainhas do Crime, Ngaio Marsh, “O Jogo do Assassino”. A obra foi publicada originalmente em 1934 e, talvez, não seja muito conhecida aqui no Brasil, mas é uma excelente história de mistério.

Com toda a certeza é um ótimo romance policial que vale muito a leitura. Vamos conferir.

O Jogo do Assassino

A história desse livro descreve uma das tradicionais festas realizadas por Sir Hubert Handerlay em sua imponente casa de campo Frantock Hall. Dela participam algumas pessoas, incluindo o jovem Nigel Bathgate, um dos personagens centrais da trama.

A cada festa que realiza em Frantock, Sir Hubert cria um novo jogo para entreter seus convidados. Dessa vez ele decide realizar o ‘Jogo do Assassino’. O jogo se desenvolve da seguinte forma, um dos convidados é escolhido para ser o assassino, sem que os demais presentes saibam. Uma vez escolhido, o assassino tem um determinado tempo para decidir quem será sua vítima e comunicar a esta que ela está “morta”. Após o “crime” os presentes devem tentar descobrir quem é o culpado.

A brincadeira começa nesse ritmo, até o momento em que as luzes da mansão se apagam e quando reacendem temos uma vítima de verdade. O que deveria ser apenas um jogo ganha contornos trágicos quando um dos convidados, Charles Rankin, é realmente morto com uma facada nas costas.

Após o assassinato a polícia é chamada e quem aparece para investigar o crime é o detetive-inspetor-chefe da Scotland Yard, Roderick Alleyn, um sujeito alto e magro, oriundo do serviço diplomático, que tem a postura de um autêntico cavalheiro. É a estreia desse personagem que estará presente em todos os romances policiais da autora. Roderick usa toda a sua perspicácia para desvendar o crime, que envolve, ainda, questões de espionagem.

Todos os presentes tiveram a possibilidade de cometer o crime, mas quem realmente o fez? Esse é o convite que Ngaio Marsh faz ao leitor, seguir com ela por essa intrincada trama e descobrir o assassino.

É uma história de mistério muito bem construída, digna de uma das grandes damas do romance policial.

A autora

Edith Ngaio Marsh nasceu na Nova Zelândia, em 23 de abril de 1895, mas passou parte de sua vida na Inglaterra. Em 1934 ela publicaria seu primeiro romance policial, “O Jogo do Assassino”, que seria um sucesso e levaria a autora a escrever muitos outros livros.

Além dos livros, Ngaio Marsh possuía outra paixão, o teatro. Ela escreveu e dirigiu diversas peças ao longo da vida e fundou uma companhia de teatro. Sua importância para o teatro Neo Zelandês foi tão grande que a Universidade de Canterbury criou um belo espaço teatral, com capacidade para mais de 400 pessoas e o batizou com seu nome, Ngaio Marsh Theatre.

Um belo romance policial

A estreia de Ngaio Marsh na literatura policial foi em grande estilo, “O Jogo do Assassino” é uma excelente história de mistério. Ela trabalha muito bem com as possibilidades e alternativas, oferecendo ao leitor diversas opções para o crime, até atingir o desfecho com um final surpreendente.

Uma obra feita sob medida para os amantes do romance policial.

Compartilhe este post nas suas redes:

Deixe um comentário

Quem leu este post também gostou:

Escritor Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Sou escritor, amante de literatura e apaixonado pelos mistérios criados por Agatha Christie. Escrevo contos, poesias e romances. Sendo o Romance Policial meu gênero literário preferido. Sou formado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial.

Mais Lídos

Categorias

Meus Livros

Conheça todas as minhas obras.

Newsletter

Se você gostou desse espaço e quer receber com exclusividade as novidades que vão pintar por aqui, faça o seu cadastro!

Convidados

Se você quer participar desta viagem cultural e publicar seu texto aqui no meu site, clique no botão abaixo, preencha corretamente os seus dados e aguarde o contato!